Campo Grande, 19 de abril de 2024

Presidente do Chile anuncia ajuda bilionária para classe média durante crise do novo coronavírus

O presidente do ChileSebastián Piñera, anunciou neste domingo (5) um pacote de ajuda no valor de US$ 1,5 bilhão para a classe média, fortemente afetada pela crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus.

As medidas, destinadas a cerca de 1 mil famílias, concentram-se quase que exclusivamente na oferta e ampliação de créditos em condições preferenciais garantidas pelo Estado. A ajuda ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.

O pacote prevê empréstimos de até US$ 3,2 mil, dividido em quatro parcelas, com uma taxa de juros igual a zero e um prazo de pagamento de quatro anos, além do adiamento da quitação de dividendos com garantia estatal.

Também determina a ampliação de um subsídio para pagamento de aluguel e crédito para pagamento do ensino superior.

Até agora, estas famílias foram excluídas dos auxílios estatais para enfrentar a crise do coronavírus, que infectou 295.532 pessoas e matou 6.308.

Renda Familiar de Emergência

Desempregados se aglomeram em fila do lado de fora de escritório de seguro-desemprego em Santiago, o Chile, em 29 de maio — Foto: Reuters/Ivan Alvarado

Desempregados se aglomeram em fila do lado de fora de escritório de seguro-desemprego em Santiago, o Chile, em 29 de maio — Foto: Reuters/Ivan Alvarado

Após um acordo político, o Chile concordou em desembolsar até 12 bilhões de dólares — metade das economias que mantém no exterior — para enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia.

Por France Presse

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp