Campo Grande, 20 de abril de 2024

Sete são condenados por tráfico de pessoas que matou 39 migrantes vietnamitas

A Justiça do Vietnã condenou nesta terça-feira (15) sete homens de participação no tráfico de pessoas que provocou a morte de 39 emigrantes do país encontrados em um caminhão frigorífico na Inglaterra em outubro de 2019.

Estas são as primeiras sentenças pelo crime dadas pela Justiça do país.

Quatro vietnamitas, com idades entre 26 e 36 anos, foram condenados a penas de entre dois anos e meio e sete anos e meio de prisão por um tribunal da província central de Ha Tinh. Eles foram declarados culpados de participação em diversos graus na “organização de tráfico ilícito de migrantes”.

Três receberam penas de liberdade condicional.

O caminhão com os corpos de 31 homens e oito mulheres, incluindo dois adolescentes de 15 anos, estava na zona industrial de Grays, ao leste Londres, no dia 23 de outubro de 2019.

Presos em um contêiner, procedente do porto belga de Zeebrugge, os migrantes morreram por falta de oxigênio.

Veja abaixo uma reportagem na época das primeiras prisões.

Muitas vítimas eram procedentes de uma região pobre do centro do Vietnã, onde as famílias fazem dívidas de milhares de dólares para enviar um de seus parentes ao Reino Unido por canais clandestinos, com a esperança de que consigam um emprego bem remunerado.

No Reino Unido, o motorista do caminhão frigorífico, Maurice Robinson, e o norte-irlandês Ronan Hughes, suspeito de organizar os movimentos de vários motoristas, foram declarados culpados de homicídio culposo.

Treze suspeitos foram acusados na França e mais 13 na Bélgica.

Por France Presse

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp