Campo Grande, 19 de abril de 2024

PF investiga desvio de R$ 60 milhões em esquema com empréstimos consignados em Corumbá

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (15), sete mandados de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande, na operação Cornucópia II. A ação investiga um esquema de desvio de recursos públicos dentro da prefeitura de Corumbá entre 2008 e 2013, envolvendo empréstimos consignados.

Segundo a PF, o esquema de desvio consistia no aumento aumento ilegal da folha de pagamento de servidores cooptados pela organização criminosa, o que gerava aumento na margem para contratação de empréstimos consignados.

Os empréstimos eram aprovados e, posteriormente, os valores eram sacados na rede bancária e repassados à cúpula da organização criminosa, gerando prejuízo cofres públicos. A equipe de investigação apurou que o montante obtido ilegalmente tenha alcançado mais de R$ 60,6 milhões.

Os alvos da operação responderão pelos crimes de peculato e associação criminosa.

Nome da ação

De acordo com a PF, o nome da operação Coronucópia é uma alusão a ao símbolo da abundância na mitologia grega e faz referência riqueza supostamente obtida pelos envolvidos, além da abundância de recursos públicos disponibilizados de forma ilícita.

Operação Cornucópia I

Na operação cornucópia I, foi indiciada a cúpula da organização criminosa. À época, houve prisões preventivas, o IPL foi relatado e instaurou-se a Operação Cornucópia II, cujo principal objetivo foi o sequestro de bens para ressarcir o erário, bem como como investigar outros 101 servidores que foram cooptados pelo grupo para realizarem os consignados, estes todos indiciados na Cornucópia II.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp