Campo Grande, 19 de abril de 2024

China evita impor lockdown em país inteiro para combater segunda onda

Depois de controlar as infecções pelo coronavírus, houve um aumento de casos desde o início do ano. Recentemente, os números subiram para mais de cem por dia, o que aumentou o temor de um surto em grande escala.

O Ano Novo Chinês acontece em fevereiro, e as autoridades precisam decidir como vão gerenciar os deslocamentos durante o feriado.

Na província de Hebei, que circunda Pequim, houve centenas de infecções nas últimas duas semanas. Lá, as autoridades foram instruídas a elaborar planos individuais para cada comunidade.

A cidade de Pequim não vai impor nenhuma regra sobre as viagens de Ano Novo Chinês, e vai delegar às autoridades provinciais e às empresas as decisões sobre o que fazer no feriado.

Mais de 20 regiões de nível provincial pediram às pessoas que permanecessem no local durante o feriado, mas evitaram a proibição.

As regras e diretrizes variam e mudam frequentemente, mesmo dentro das cidades.

Embora tenham sido instados a não agirem excessivamente, os governos locais nas regiões mais afetadas introduziram frequentemente medidas draconianas para fechar as rotas de transmissão do Covid-19.

“Os detalhes das restrições são deixados para as autoridades locais darem corpo, o que significa que se algo der errado, eles suportarão o impacto da ira do povo e do governo central”, disse Yifei Li, professor da New York University Shanghai que estuda as políticas ambientais e de saúde pública da China.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp