Campo Grande, 29 de março de 2024

Kamala Harris toma posse como primeira mulher vice-presidente dos EUA

Após o juramento da posse, conduzido pela juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor, Kamala Harris se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo e sucede Mike Pence, vice de Donald Trump.

Após o juramente de Harris, o democrata Joe Biden, tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos. Em seu discurso, Biden disse que a democracia prevaleceu e que vai governar para todos os cidadãos.

A escolha de Kamala Harris para integrar a chapa democrata foi vista como um aceno do partido às minorias, sendo ela mulher, negra e filha de imigrantes.

A opção por Harris foi fundamental para a eleição de Biden porque funcionou como um chamariz para convencer eleitores negros a votar no pleito de 2020.

Nos Estados Unidos, o vice-presidente também atua como presidente do Senado, então Harris deve desempenhar um papel decisivo nos próximos anos. Como a composição da casa legislativa está dividida igualmente entre democratas e republicanos, a vice-presidente deve ter a responsabilidade de desempatar diversas votações.

Perfil da vice-presidente

Senadora pelo estado da Califórnia desde 2017, Harris chegou a se apresentar como pré-candidata à Casa Branca e liderou algumas das pesquisas internas do Partido Democrata. No entanto, foi perdendo apoio até deixar de vez a corrida presidencial.

Formada em direito e ex-procuradora do distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora vice-presidente eleita ganhou projeção nacional ao questionar duramente, em sabatinas no Senado, indicados por Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.

Harris nasceu numa família de imigrantes: a mãe dela é indiana, e o pai, jamaicano. Os dois tiveram vidas marcadas pela narrativa do “sonho americano”.

A mãe, que morreu em 2009, se tornou uma notável pesquisadora de câncer e ativista de direitos civis. O pai, hoje com 82 anos, foi professor de economia.

“Minha mãe entendia muito bem que estava criando duas filhas negras”, escreveu, em sua autobiografia. “Ela estava determinada a garantir que nos tornaríamos mulheres negras confiantes e orgulhosas.”

No povoado indiano de Thulasendrapuram, onde viveu o avô materno de Harris, moradores lançaram fogos de artifício para comemorar a vitória da vice-presidente eleita.

Kamala Harris discursa após confirmação da vitória do democrata Joe Biden, em novembro — Foto: Andrew Harnik/Reuters

Kamala Harris discursa após confirmação da vitória do democrata Joe Biden, em novembro — Foto: Andrew Harnik/Reuters

Em 2013, Harris conheceu o advogado Douglas Emhoff, com quem se casaria um ano depois. Ele, divorciado, tinha filhas crescidas de outro casamento, que chamam Kamala de “Momala”.

Logo após o anúncio da vitória de Biden e Harris projetada pela mídia americana, Emhoff – que tem sido descrito pela imprensa como “marido dedicado” – postou uma foto com a mulher no Twitter dizendo que estava “muito orgulhoso”.

Posse de Biden

O democrata Joe Biden, 78, tomou posse nesta quarta-feira (20) sucedendo o republicano Donald Trump na presidência dos Estados Unidos.

Trump não participou da cerimônia de posse e deixou a Casa Branca na manhã desta quarta. Ele passou mais de dois meses questionando a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro.

O democrata venceu as eleições de novembro com ampla maioria dos votos: foram 306 votos eleitorais contra 232 do seu adversário.

No início de janeiro, o Congresso americano teve que interromper a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral porque extremistas apoiadores de Trump invadiram a sede do legislativo.

Domo do Capitólio dos EUA é visto a partir da instalação das bandeiras no Passeio Nacional, em Washington, em 20 de janeiro de 2021 — Foto: Julio Cortez/AP

Domo do Capitólio dos EUA é visto a partir da instalação das bandeiras no Passeio Nacional, em Washington, em 20 de janeiro de 2021 — Foto: Julio Cortez/AP

Despedida de Trump

O presidente do Donald Trump, deixou a Casa Branca na manhã desta quarta e embarcou para seu resort Mar-a-Lago, na Flórida, onde passará a morar a partir de então.

Em um discurso de despedida, na Base Andrews, da Força Aérea americana, Trump não mencionou em nenhum momento o nome de Joe Biden.

Suas últimas palavras foram as seguintes: “Tenham uma boa vida. Nós nos veremos em breve”.

Trump discursa pela última vez como presidente em base aérea de Maryland, próxima a Washington, antes e embarcar para Flórida em 20 de janeiro de 2021 — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP

Trump discursa pela última vez como presidente em base aérea de Maryland, próxima a Washington, antes e embarcar para Flórida em 20 de janeiro de 2021 — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP

Por G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp