Campo Grande, 29 de março de 2024

Após agressões de Jairinho, Monique falou com a mãe sobre Henry dormir no quarto do casal: ‘Quem ama tolera’

Às 21h42 do dia 23 de março, Monique Medeiros da Costa e Silva enviou para a mãe, Rosângela Medeiros da Costa e Silva, uma foto do filho, Henry Borel Medeiros, de 4 anos, deitado em uma cama feita no chão da suíte que dividia desde novembro com o namorado, o médico e vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido). A troca de mensagens, obtida com exclusividade pelo EXTRA, foi recuperada no celular da professora pela Polícia Civil do Rio e consta no inquérito que apura a morte do menino.

Na conversa por WhatsApp, a avó materna responde à imagem: “Toda criança é desse jeito. Seu irmão foi assim. O problema é que pai tolera e aceita. E tio???????”, questiona. A mãe da criança então retruca: “Quem ama, aceita e tolera também…” As duas professoras ainda se declaram uma a outra: “Te amo” e “Te amo também. Obrigada!”.

Foto enviada por Monique à mãe, avó de Henry
Foto enviada por Monique à mãe, avó de Henry Foto: Reprodução

O diálogo entre Monique e Rosângela ocorreu 11 dias depois de a mãe de Henry ser alertada em tempo real, pela babá Thayna de Oliveira Ferreira, de que o menino estava sendo agredido pelo parlamentar justamente no quarto do casal. Por volta de 16h de 12 de fevereiro, a funcionária enviou mensagens também por WhatsApp contando que os dois estavam trancados no quarto. Ao abrir a porta, a criança mancava, apresentava hematomas nos braços e nas pernas e relatou ter recebido chutes e bandas do padrasto.

A professora, que estava em um salão de beleza em um shopping a cinco minutos do condomínio Majestic, no Cidade Jardim, demorou três horas para retornar ao apartamento. Em depoimento prestado na 16.ª DP (Barra da Tijuca), Thayna disse estar na brinquedoteca do prédio com Henry quando, por volta de 19h, Monique chegou e pediu para que descessem a fim de “darem uma volta” de carro. Ela ainda teria dito: “Nossa, eu vim rápido, ainda borrei minha unha. Me conta, Thayna, o que aconteceu?” A babá então novamente relatou o que presenciou e conversou com o menino, sendo que ele, segundo ela, confirmou com a cabeça que havia sido agredido por Jairinho.

Henry Borel, de 4 anos, fantasiado em um momento feliz na escola
Henry Borel, de 4 anos, fantasiado em um momento feliz na escola Foto: Reprodução / Instagram

Também na delegacia, o casal contou que, na madrugada de 8 de março, encontrou Henry caído no chão do mesmo quarto da foto que Monique enviou a mãe, com mãos e pés gelados e olhos revirados. Ele chegou a ser levado para o Hospital Barra D’Or, mas já chegou morto, segundo as médicas da unidade, e com as lesões descritas nos laudos de necropsia. Os documentos apontam hemorragia interna e laceração hepática, provocada por ação contundente, além de equimoses, hematomas, edemas e contusões não compatíveis com um acidente doméstico.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp