Campo Grande, 28 de março de 2024

Comerciários são homenageados pelos vereadores em solenidade

Comerciários de Campo Grande foram homenageados pelos vereadores em Sessão Solene nesta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, com outorga da Medalha Legislativa “Presidente Getúlio Vargas”. A solenidade foi promovida por proposição do vereador Carlão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos profissionais à sociedade campo-grandense. 

A data foi instituída na Casa de Leis pela Lei n. 4.769/09 e Resolução 1.296/18, em homenagem ao Dia do Comerciário, celebrado em 30 de outubro. A abertura da solenidade contou com o violeiro Delley. 

O vereador Carlão, 1º secretário da Câmara e proponente da solenidade, destacou a importância de homenagear pessoas que ajudam no crescimento da cidade. “Vocês foram escolhidos pelos vereadores e vão deixar essa Medalha de honra em suas residências porque fizeram a diferença onde trabalham. Um bom comerciário faz com que a empresa cresça. Vocês ganharam muito com as leis. A Câmara cumpre seu papel, vamos votar o orçamento da cidade. Todos os destinos das leis passam por essa Casa. Reivindicações de melhorias pela cidade saem daqui. Fazemos nosso trabalho de fiscalizar, legislar. Nossas homenagens são merecidas, a pessoas que se dedicam a cidade. Se vocês trabalham mais, a empresa vai ganhar mais e a prefeitura arrecada mais para investir mais em obras”, afirmou. 

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, Adelaido Luiz Espinosa Vila, enfatizou que “o comerciário tem um papel fundamental na vida da empresa, pois é o grande responsável pelo sucesso”. Ele exemplificou essa função comparando que o prédio pode ter “música, iluminação, aroma, ser colorido e contar com ótimos produtos, mas se não tiver um ser humano competente, comprometido e com resiliência a empresa não vai para frente”.  

Sônia Maria da Silva Matheus, falou em nome dos homenageados, destacando a importância do reconhecimento pelo trabalho. “Somos a base de uma empresa. Quando temos um trabalho honesto e de excelência fazemos parte do crescimento da empresa”, afirmou. Ela destacou ainda que o dia a dia de quem trabalha no comércio é cheio de encantos, com histórias diferentes, e reforçou a importância das qualificações que estão sendo oferecidas para melhor atender aos moradores. 

Data – A Medalha é denominada Presidente Getúlio Vargas como marco do dia em que mais de 5 mil comerciários realizaram manifesto marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete), foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os trabalhadores do comércio. Antes a jornada era de 12 horas por dia, sem feriado ou folgas aos domingos. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo reconhecida esta data pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário. 

Confira a lista de homenageados:

AYRTON ARAÚJO DO PT – WILLIAM RIBEIRO CHARÃO e WILLY DA SILVA SOARES 

BETINHO – MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS E PATRICIA DE OLIVEIRA SOUZA

CARLÃO – TIAGO AMANCIO DE SOUZA e ALFREDO BATISTA DA SILVA

CAZUZA – WILLIAN JOSÉ AQUILES LEAL DAS NEVES e ALEX ANTÔNIO DE LIMA PORFIRIO

CHIQUINHO TELLES – MIRTES RIBEIRO DE SOUZA e ROSEMERI APARECIDA AIME 

DR. LOESTER – JALMIR AMARILHA e JOSEANE ALVES DE OLIVEIRA 

DR. WILSON SAMI – ELZIRA OCAMPOS e SILVIA MOREIRA VIEIRA ANTUNES

EDUARDO ROMERO – ALDEMIR APARECIDO DE FARIA e PATRICIA CHUVE MACEDO

ENFERMEIRA CIDA AMARAL – GABRIEL DA SILVA PEREIRA e CREUZA ELIDIA DA SILVA

FRITZ – SANDRA CORREIA MALVAS e ANA MARIA ALVES DA COSTA DO PRADO

GILMAR DA CRUZ – MARA APARECIDA NERY DA SILVA e FLORECI VIRGINIA DE CARVALHO

JUNIOR LONGO – DE LIMA VELASQUE e BRAZ ALVES PEREIRA

ODILON DE OLIVEIRA – HELIO FUMIO HARADA

OTAVIO TRAD – MARA LUCIA MONTEIRO DE ALMEIDA e WESLEY DOS ANJOS PEREIRA

PAPY – PEDRO ALEXANDRE VALDEZ SILVA e RAFAEL TOURO MARTINS

Pr. JEREMIAS FLORES – EMERSON PEREIRA DA SILVA e VERIDIANA MAIARA GONÇALVES DIAS 

WILLIAM MAKSOUD – ISABEL CRISTINA NOLASCO RODRIGUES

CÂMARA MUNICIPAL

NIVALDO PESSOA DE LUCENA  

VAGNER LIMA CARMELIO  

SÔNIA MARIA DA SILVA MATHEUS 

RODRIGO CECCI 

FELIPE PANZIERA FLORES 

MARIA DORA MARTINS CORREA 

JURANDIR OLIVEIRA DA SILVA  

NILSON NOGUEIRA DE SOUZA   

EVERALDO ROSA CAMARGO 

ALEXANDRA ALVES SANTOS 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp