O ex-secretário municipal de Saúde em Dourados, Renato Vidigal, foi preso na manhã desta quarta-feira (6), em operação da Polícia Federal (PF) que apura o desvio de R$ 2 milhões. Ele, que atualmente é coordenador do Samu no município, seria dono de uma prestadora de serviço que teria sido contratada após direcionamento.
O advogado de Renato, João Arnar, disse à TV Morena que primeiramente irá ouvir o cliente dele e só depois irá se posicionar sobre a prisão.
Para apurar a suposta fraude, a Justiça Federal expediu dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão. Um deles na Secretária Municipal de Saúde de Dourados e outroem Presidente Prudente (SP).
De acordo com a PF, foram verificados indícios de desvio de dinheiro na contratação de serviços de transporte para a Secretaria Municipal de Saúde e em contratos de informática da Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud).
Os policiais verificaram suposto direcionamento para a contratação de empresa para o serviço de transporte e de informática, este último caso sem licitação.
A investigação sobre as supostas fraudes começaram em setembro de 2018, a partir da descoberta de que a empresa que fornecia refeições para a secretaria, sem licitação, era do ex-secretário e de um servidor público.
A operação leva o nome de Purificação, em referência ao trabalho conjunto das diferentes Instituições, as quais estão atentas ao desvio de verbas públicas, visando ao bem estar da sociedade.