Campo Grande, 25 de abril de 2024

Rennan da Penha: quem é o DJ carioca e por que seu nome é um dos mais citados após decisão do STF

Isso porque o DJ foi preso em abril depois de ser condenado em segunda instância pela Justiça do Rio de Janeiro a seis anos e oito meses de prisão pelo crime de associação ao tráfico de drogas. Rennan da Penha havia sido absolvido na primeira instância do julgamento.

Na época, a Ordem dos Advogados do Brasil questionou a prisão de Rennan e afirmou que a condenação seria uma tentativa de criminalizar o funk. A OAB também declarou preocupação com o uso do sistema da Justiça criminal contra setores marginalizados da sociedade. Nas redes sociais, fãs do DJ mostraram insatisfação com a decisão. Um ato chegou a ser organizado pedindo liberdade para Rennan.

A decisão do STF, após votação nesta quinta-feira (7), pode beneficiar presos como Rennan, mas sua aplicação não é automática para os processos nas demais instâncias do Judiciário. Caberá a cada juiz analisar, caso a caso, a situação processual dos presos que poderão ser beneficiados com a soltura. Se houver entendimento de que o preso é perigoso, por exemplo, ele pode ter a prisão preventiva decretada.

“Me acusam de olheiro, que dava informações por onde a polícia passava naquela comunidade. Mas foi um mal-entendido devido que todo mundo se comunica na comunidade. Toda vez que tem uma operação todos os moradores se comunicam, entendeu? Colocaram isso como se fosse atividade do tráfico”, explicou o DJ na delegacia.

Rennan da Penha — Foto: Divulgação/Leleco

Rennan da Penha — Foto: Divulgação/Leleco

Quem é Rennan da Penha?

Rennan da Penha é o criador “Baile da Gaiola”, maior baile funk do Rio. O evento espalhou a batida de funk 150, mais ouvida no Brasil atualmente. O baile, que acontece na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha, já chegou a receber mais de 20 mil pessoas em uma edição em julho de 2018 e durou cerca de 16 horas.

Tema de diversas músicas, o “Baile da Gaiola” já apareceu em letras de Dennis DJ, Mc Livinho, Mc Maneirinho e Mc Kelvin. Os vídeos somam 225 milhões de visualizações no Youtube.

Referência no mundo do funk, Rennan já teve participações em músicas do Nego do Borel e foi um dos convidados do bloco Fervo da Lud, da cantora Ludmilla.

Em entrevista ao G1MC Du Black falou sobre a prisão de Rennan. “A prisão do Rennan fez a gente ficar bastante recuado, pensando: por que o governo está fazendo isso? O que a gente faz de mal com o funk? Mas também deixou a gente disposto, porque o funk vai continuar. Está todo mundo seguindo, funk não eh crime, DJ não é criminoso, a gente é artista de rua.”

Já Anitta preferiu não opinar sobre o assunto quando foi questionada em junho deste ano. “Eu não sei absolutamente nada [sobre a prisão de Rennan]. Eu sei que aconteceu, mas não sei os motivos, então não sou muito boa para opinar nesse momento.”

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp