Campo Grande, 28 de março de 2024

Queimada no Pantanal de MS termina com chuva e trabalho que envolveu quase 300 combatentes

No sobrevoo de reconhecimento a Defesa Civil constatou que não há mais focos e nem fumaça nos campos pantaneiros. Foram quase 300 combatentes, bombeiros de Mato Grosso do Sul, aviões de Mato Grosso e Distrito Federal, brigadistas do Prevfogo e Ibama, além de aviões. Nas fazendas próximas aos focos foram montadas bases de apoio. Um esforço enorme para conseguir conter o avanço do fogo.

No fechamento da operação os números surpreenderam. Nos poucos mais de dez dias de combate foram destruídos mais de 161 mil hectares de vegetação no Pantanal Sul, área que representa mais que todo o município de São Paulo. Além do esforço das equipes no campo, a chuva chegou encharcando o solo e ajudando a extinguir até mesmo o fogo subterrâneo, quando as raízes continuavam queimando.

Nesses mais de dez de combate as chamas, os bombeiros e brigadistas enfrentaram momentos impressionantes, eles combateram até durante as madrugada. As labaredas se levantaram no meio do mato seco e foi preciso retirar as equipes do combate porque estava perigoso. Em meio a tanta destruição, muitos animais não resistiram.

G1 MS

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp