Campo Grande, 23 de setembro de 2021

SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO COMEÇA NESTA SEGUNDA; FOCO SÃO JOVENS DE 20 A 29 ANOS

Nesta segunda-feira (18) tem inicio a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com foco nos adultos jovens de 20 a 29 anos de idade.  A imunização dessa faixa etária segue até o dia 30 de novembro nas 69 unidades básicas e de saúde da família (UBS e UBSF) de Campo Grande.

Na primeira etapa de vacinação contra a doença, realizada de 07 a 25 de outubro,  foram imunizadas  3825 crianças de seis meses a menor de cinco anos.

As crianças entre seis meses e menores de um ano continuarão sendo imunizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde e respeitando os locais referenciados para cada faixa de idade.

Além da vacinação contra o sarampo, as crianças que estiverem com doses pendentes e que os pais levaram o cartão de vacinação, terão a vacinação regularizada.

Cobertura 

cobertura vacinal do município de Campo Grande em relação a tríplice viral ( que previne os vírus da caxumba, sarampo e rubéola) é de 114%, ou seja, superior a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.

As altas taxas de coberturas vacinais com a vacina tríplice viral proporcionam proteção con-
tra o sarampo, caxumba e rubéola e faz parte da rotina de imunobiológicos ofertados à população pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunização.

Casos 

Até o dia 16 de outubro  foram notificados 27 casos de sarampo em Campo Grande, sendo 1 caso confirmado e quatro em investigação. A região com maior prevalência de casos notificados é a do distrito Anhanduizinho.

As crianças apresentam um número superior de notificações ao registrado na população geral, sendo as faixas etárias mais susceptíveis a complicações e óbito por sarampo.

As pessoas mais suscetíveis a complicações e óbitos por sarampo são as crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, pessoas com comprometimento da imunidade, pessoas desnutridas ou com deficiência de vitamina A.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =