Campo Grande, 29 de março de 2024

BLITZ EDUCATIVA ORIENTA MOTORISTAS E PEDESTRES SOBRE OS CUIDADOS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO AEDES

Agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Campo Grande (SESAU) realizaram nesta sexta-feira (22) uma blitz educativa pelas ruas do bairro São Francisco e Vila Planalto, orientando motoristas e pedestres sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários no combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A região escolhida para a ação faz parte da área de abrangência da UBS 26 de Agosto, que registrou o maior índice de infestação predial  entre todas as áreas  do município- 3.5% – segundo o  Levantamento Rápido de Infestação do Aedes (LiRaa) realizado neste mês de novembro.

No início desta semana as ações a SESAU iniciou uma força-tarefa para vistorias imóveis e eliminar focos e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nas áreas onde o LiRaa apontou índices superiores a 1%, considerado de alerta. A primeira região a receber os trabalhos foi a do Segredo e a ação deve se expandir para as demais localidades até o fim do ano.

 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Veruska Lahdo, reforça a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti, considerando que 80% dos focos do mosquito ainda são encontrados dentro dos imóveis.

“Nós fazemos essa alerta porque é importante que cada um faça a sua parte. Se todos tiverem a consciência de que é preciso união nesta guerra, certamente evitaremos epidemias futuras de doenças provocadas pelo mosquito, como a própria dengue, por exemplo.”, disse.

 

Casos

De janeiro até o dia 19 de novembro foram registrados 16.547 casos confirmados de dengue no município. Somente em março, onde ocorreu o pico da epidemia, foram 9.721 notificações. Oito pessoas foram vítimas fatais da doença.  Casos de zika e chikungunya foram 431 e 235, respectivamente.

Prevenção

– Nas lajes e calhas, tire folhas e tudo o que impeça o escoamento da água;

– Pneus velhos ou que não estão sendo utilizados devem ser guardados em locais secos e cobertos;

– Bordas de fontes e piscinas devem ser lavadas com escova semanalmente;

– Pratos de vasos de flores e de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Garrafas e embalagens PET podem ser encaminhadas para a coleta seletiva ou guardadas de boca para baixo;

– Caixas d’água devem estar sempre bem tampadas;

– Coloque água sanitária em ralos e locais que possam ter água parada;

– O lixo deve ser colocado em sacos plásticos fechados e depositados em lixeiras, que também devem estar tampadas;

– Potes de água de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão;

– Materiais de construção devem ser armazenados em ambientes cobertos e secos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp