Campo Grande, 24 de abril de 2024

Dia D da Segunda Etapa da Campanha Contra o Sarampo Aconteceu nesse Sábado

Acontece nesse sábado (30) o Dia D de vacinação da segunda etapa da campanha contra o sarampo, tendo como público, jovens de 20 a 29 anos, que é a faixa etária que apresenta o maior número de casos no país. O lançamento irá acontecer  às 08h na UBSF Oliveira, localizada na Rua Antônio João Escobar, 390.

Todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família estarão abertas  durante o Dia D até às 17h para vacinar a população que estiver presente e não tiverem a confirmação da imunização. “É importante levar a caderneta de vacinação, porque, sem ela, a gente irá considerar que a pessoa não tomou a vacina”, explica a gerente técnica de imunização Emmanuela Lopes.

Essa consideração é feita tendo como base o tempo que o sistema Hygea, utilizado atualmente pela rede municipal, está vigente. Como nenhum paciente dentro dessa faixa etária possui o registro das doses ministradas quando crianças no sistema, se não apresentar o comprovante através da caderneta, ele será imunizado.

Nos primeiros dez dias de campanha, 1319 pessoas receberam a dose da tríplice viral, o que corresponde a 58% dos indivíduos que estiveram nas unidades em busca de informação. Como não é possível estipular a quantidade de pessoas entre 20 e 29 anos que não receberam a vacina, o Ministério da Saúde não estipulou meta nessa etapa da campanha.

Aqueles que foram imunizados, precisam ficar atentos ao calendário, uma vez que é necessária a aplicação de uma segunda dose 30 dias depois da primeira aplicação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp