Campo Grande, 29 de março de 2024

PROJETO ESCOLA SEGURA PREMIA ALUNOS DA REME POR FRASES DE CONSCIÊNCIA DO TRÂNSITO

Alunos da Rede Municipal de Ensino – REME e de outras redes, estadual e privada participaram nesta manhã (04), no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (CEFOR), da Premiação Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua – SDMC – escola segura 2019 do programa vida no trânsito.

O projeto tem o objetivo de criar um sistema educacional que tenha capacidade de se integrar no cotidiano da escola visando à segurança viária por meio de ações contínuas de educação para o trânsito em toda comunidade escolar e entorno.

A ação do projeto é uma das ações integradas de segurança viária é o Sistema Dinâmico de Melhoria Contínua – SDMC, que é voltado para que as comunidades promovam a segurança no trânsito, visando à mudança positiva de comportamento.

O sistema consiste em compilar as atividades de educação de trânsito promovidas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e propostas pela AGETRAN, revitalizar a sinalização horizontal e vertical no entorno da escola e em capacitar os técnicos e professores da comunidade escolar inserida neste programa, premiando os projetos ao final de cada ano letivo com o selo de qualidade bronze, prata ou ouro.

O diretor presidente da Agetran Janine Bruno, explicou que o trabalho desenvolvido por este projeto traz um resultado futuro de condutores mais conscientizados.

“É um orgulho estar participando e estar premiando essas crianças. É graças a esse trabalho que a gente faz do Escola Segura que as escolas vão se envolvendo o ano inteiro e trazendo as crianças para que a gente tenha no futuro um motorista, um pedestre, motociclista muito melhor, melhor do que a gente. Nossa geração não teve esse contato, esse treinamento, então é muito importante esse trabalho.”

O superintendente de Gestão Administrativa, Financeira e de Convênios, Walter Pereira, que representou a Secretaria Municipal de Educação, Elza Fernandes, pontuou para os convidados a iniciativa entre as instituições. “Quero parabenizar a parceria com a Agetran e com outros parceiros, Detran, Policia Militar, Guarda Civil Militar, é uma honra ter conosco”. Walter orientou também as crianças para ensinarem seus pais a educação no trânsito.

A chefe para a Educação do Trânsito da Agetran, Ivanise Rota, fala da importância do evento e do projeto para as crianças e toda a comunidade.

“Quando a gente propõe um sistema de melhoria continua dentro da escola, estamos fazendo com que as pessoas se envolvam para que a criança não morra nas esquinas com um acidente de trânsito. Essas são palavras de um doutor que fez um trabalho de 15 anos sobre esse tema. A vida no trânsito propõe esse tipo de ação para que não fique pontual. As escolas se envolveram de forma espontânea”.

Premiação

Os estudantes receberam de premiação bicicleta e capacete para as duas melhores frases do concurso 2019 frase sobre o tema 2019: “A importância da bicicleta como meio de transporte na cidade de Campo Grande”.

Categoria 5º ao 7º ano: Maria Luiza Santos – Colégio Auxiliadora – 7º ano. “O combustível necessário para mover uma bicicleta é a consciência”.

Categoria 8º ano Ensino fundamental ao 3º ano Ensino Médio: Sabta Mariana Ribeiro Nantes – Escola Municipal Dr. Tertuliano Meireles – 9º ano. “Não polua! Use a bicicleta e evolua.”

A aluna Sabta Mariana Ribeiro Nantes, comentou sobre sua emoção de ganhar o prêmio e falou o que espera de resultado com sua frase.

“Não imaginava que ia ganhar esse prêmio. Eu espero que com essa frase as pessoas pensem em usar a bicicleta como meio de transporte, porque além de ser um meio de transporte mais rápido e econômico, ela ajuda o meio ambiente e faz bem para estado físico.”

Ao todo foram premiados 63 Escolas sendo 48 municipais, 10 estaduais, 4 particulares e o ISMAC. As escolas também ganharam do concurso Selo Bronze, Selo Prata, Selo Ouro.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp