Campo Grande, 29 de março de 2024

Prefeito de São Bernardo com Covid-19 grava vídeo da UTI: ‘Febre há 10 dias e muita dificuldade para respirar’

“Eu estou com febre há dez dias e muita dificuldade para respirar”, disse num vídeo o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), de 45 anos, internado neste domingo (29) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz, unidade de São Caetano do Sul, após ter seu quadro respiratório agravado em decorrência do coronavírus.

A declaração do prefeito foi feita em filmagem gravada por ele mesmo pelo celular, de dentro do leito onde está se recuperando da Covid-19. Durante o depoimento, ele tossiu algumas vezes. A tosse seca é um dos sintomas da doença.

“Eu peço que vocês tomem muito cuidado. Para casa um ele [o vírus] reage de uma forma. Minha esposa teve também”, falou Morando sobre a mulher, a deputada estadual Carla Morando (PSDB). Ela não precisou ser internada e se recupera em casa, onde está em quarentena.

“E eu já estou pelo quarto dia na UTI. Uma forte dor de cabeça, dor no corpo, muita febre”, disse o prefeito no vídeo.

Ele ainda pediu para as pessoas evitarem deixar suas residências e manterem o isolamento social, medida recomendada aliás pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para tentar evitar a propagação do vírus.

“Então pessoal, fiquem em casa, se cuidem. Não brincadeira. Não é uma gripe. Eu nunca tinha ficado tanto tempo hospitalizado e nunca me senti tão mal. E a melhor forma de prevenir é o isolamento. Não se contaminem, não contaminem outras pessoas. A melhor forma é você ficar em casa”, reforçou Morando, que terminou agradecendo a todos os profissionais de saúde do país por cuidarem dos pacientes com a Covid-19.

Nota divulgada nesta quinta-feira (2) por sua assessoria de imprensa informa que o prefeito mantém quadro clínico estável. “Segue respirando espontaneamente com oxigênio por cateter com fluxo estável e sem desconforto respiratório. O prefeito seguirá mantido na UTI”, informa o comunicado.

Assim que soube que estava com coronavírus, Morando e a mulher ficaram em isolamento em casa, mas no último domingo, o médico passou em sua residência e constatou que a oxigenação estava muito baixa. Diante de maior risco, decidiu encaminhá-lo ao hospital para cuidados na UTI, visando sua recuperação.

Morando apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira (23). Na quarta-feira (25) testou positivo para o Covid-19 e depois disso o prefeito não apresentou melhoras.

Teste positivo

O resultado positivo foi divulgado por ele em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, onde Orlando Morando, tossindo muito, comunicou o teste positivo para o coronavírus e mostrou o documento.

“Tomei e vou continuar tomando todas as medidas para proteger a cidade. Fui para linha de frente e infelizmente vou aqui comunicar a vocês que também fui atingido. É triste? É triste, né?! Tá aqui meu exame, que diferente do presidente da República, não tenho medo de mostrar. Infelizmente deu positivo. É muito triste, porque não queria que isso tivesse acontecido, mas estou firme”, afirmou Morando.

“Como deu positivo, infelizmente vou ter que ficar em isolamento agora por 14 dias, a contar do dia de ontem [terça] quando tive o diagnóstico. Vou continuar trabalhando aqui da minha casa, fazendo as conferências. Espero que Deus me dê saúde para continuar trabalhando”, declarou.

A esposa do prefeito de São Bernardo, deputada Carla Morando, também anunciou que testou positivo para a doença.

“Eu já tinha feito o teste, o resultado acabou de chegar e também deu positivo para o coronavírus. As crianças já estão isoladas e eu o Orlando faremos a quarentena juntos. Temos fé em Deus que logo logo tudo isso vai passar, mas mesmo na quarentena vou ficar trabalhando de casa. Agradeço as palavras de carinho e apoio que estamos recebendo. Que Deus proteja a todos”, declarou a deputada estadual.

A deputada estadual Carla Morando e o marido prefeito de São Bernardo do Campo. — Foto: Divulgação

A deputada estadual Carla Morando e o marido prefeito de São Bernardo do Campo. — Foto: Divulgação

Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Ciclo do novo coronavírus – transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp