Lewis Hamilton não liderou nenhum treino livre, nem as duas primeiras partes da classificação, mas na hora que interessava, ou seja, no Q3, quebrou o recorde da pista de Silverstone e conquistou sua 91ª pole position na Fórmula 1. Na etapa final da classificação, o hexacampeão e líder do campeonato deste ano, que chegou a rodar no Q2, fez 1m24s303 e acabou 0s313 à frente do companheiro Valtteri Bottas, que vinha dominando o fim de semana.
O GP da Inglaterra começa às 10h10 (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo pela TV Globo. A narração será de Cleber Machado, com comentários de Felipe Giaffone e Luciano Burti. O GloboEsporte.com também mostra a corrida em vídeo.
+ Classificação atualizada do campeonato
+ Jogue o game “Ases das Pistas” da F1
+ Veja o calendário da Fórmula 1 2020
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/T/8/mE7Be5TJijrAYwsmMmeg/2020-08-01t142359z-2032349410-rc225i952r1f-rtrmadp-3-motor-f1-britain.jpg)
Lewis Hamilton conquista a pole no GP da Inglaterra — Foto: Reuters
Max Verstappen voltou a ser o piloto mais próximo – ou menos distante – das Mercedes e vai largar em terceiro com a RBR, mas com um tempo 1s022 pior que o de Hamilton. Já Charles Leclerc surpreendeu e levou a Ferrari ao seu melhor grid na temporada, em quarto lugar. Lando Norris, da McLaren, ficou na quinta posição e vai dividir a terceira fila com Lance Stroll (Racing Point).
Completam os dez primeiros do grid, da sétima à décima colocações, Carlos Sainz Jr. (McLaren), Daniel Ricciardo (Renault), Esteban Ocon (Renault) e Sebastian Vettel (Ferrari). Chamado às pressas para substituir Sergio Pérez, diagnosticado com coronavírus, Nico Hulkenberg ficou em 13º lugar com o carro da Racing Point.
Resultado do treino*
Resultado da classificação do GP da Inglaterra — Foto: Reprodução/FOM
*Daniil Kvyat foi punido com a perda de cinco posições por troca de câmbio e, com isso, caiu de 14º para 19º. George Russell, Kevin Magnussen, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean ganharam uma posição cada.
Os três primeiros
HAMILTON: “Valtteri estava incomodando no final, então foi complicado no final. Acabei rodando, pois estava mal no primeiro setor. Consegui me recuperar, a primeira volta do Q3 foi boa, mas a segunda foi anda melhor”
BOTTAS: “A classificação foi boa até o Q3, quando a traseira começou a deslizar um pouco. Lewis encontrou mais ritmo que eu e mereceu a pole. Ele venceu largando em segundo ano passado, então torço por boas oportunidades amanhã”
VERSTAPPEN: “A Mercedes estava simplesmente muito veloz. A gente tenta o nosso melhor, que é o P3. Existe sempre uma chance de lutar na corrida começando em terceiro”
O que você precisa saber?
– Pole de número 91 da carreira de Lewis Hamilton, que ampliou o recorde.
– Quarto lugar de Charles Leclerc é a melhor posição de largada da Ferrari em 2020.
– George Russell avançou ao Q2 pela terceira corrida consecutiva pela Williams.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
A Mercedes dominou desde o começo do Q1, com Bottas superando Hamilton em 0s339 na primeira tentativa, e Leclerc fazendo uma boa volta para ficar em terceiro, à frente de Stroll. Mas aí veio Verstappen para se colocar entre os carros da Mercedes, a apenas 0s023 de Bottas – Hamilton deu uma errada na sua primeira volta lançada.
Na sequência, Bottas melhorou seu tempo para 1m25s801, e Hamilton conseguiu acertar sua volta para ficar apenas 0s099 atrás do companheiro de equipe. Curiosamente, os dois pilotos da McLaren, Carlos Sainz Jr. e Lando Norris, chegaram a estar exatamente o mesmo tempo de 1m26s855.
Nos minutos finais, Nicholas Latifi deu uma rodada e, com isso, ficou em último lugar. Já Hulkenberg fez uma boa volta e subiu para quinto, logo atrás de Stroll, e Gasly pulou para sexto, enquanto Vettel melhorou e subiu para oitavo, à frente de Leclerc, que perdeu posições no fim. Quem perigou foi Lando Norris, que ficou em 15º, mas acabaram eliminados, além de Latifi, os pilotos de Haas e Alfa Romeo.
Eliminados
16º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
17º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
18º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
19º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)
20º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
Resultado do Q1 na classificação do GP da Inglaterra — Foto: Reprodução/FOM
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
O Q2 começou com Bottas quebrando o recorde da pista ao marcar 1m25s015, enquanto Verstappen fez 1m26s144. Hamilton rodou na sua primeira tentativa na saída da curva Luffield e sujou a pista de brita, o que levou a direção de prova a agitar a bandeira vermelha, o que interrompeu o Q2.
Liberada a pista, Hamilton entrou imediatamente na pista e marcou o segundo melhor tempo, com 1m25s347, o suficiente para garantir a passagem ao Q3 sem problemas. Aliás, os favoritos fizeram suas melhores voltas com pneus médios, o que, por regulamento, os obrigam a largar com esses compostos.
Na disputa pelas últimas vagas no Q3, a surpresa negativa foi a eliminação de Alexander Albon, que ficou apenas em 12º com a RBR, à frente de Nico Hulkenberg. Seu companheiro na Racing Point, Lance Stroll sofreu para se classificar apenas em décimo, exatamente com o mesmo tempo de 1m26s501 marcado por Pierre Gasly, mas o canadense avançou por ter feito a marca antes. Também se classificaram as duplas de Ferrari, Renault e McLaren.
Eliminados
11º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
12º ALEXANDER ALBON (RBR)
13º NICO HULKENBERG (RACING POINT)
14º DANIIL KVYAT (ALPHATAURI)
15º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
Resultado do Q2 no treino para o GP da Inglaterra — Foto: Reprodução/FOM
Q3 – dez minutos e disputa pela pole
Na primeira rodada de tentativas no Q3, Hamilton fez 1m24s616 e quebrou o recorde da pista, enquanto Bottas ficou 0s150 atrás. O mais direto perseguidor, Verstappen, ficou a 1s147 na primeira volta lançada, com Stroll na quarta posição.
Hamilton melhorou ainda mais seu tempo na última tentativa e aumentou a vantagem sobre Bottas, que chegou a fazer o melhor primeiro setor mas não foi páreo para o companheiro. Verstappen confirmou o terceiro lugar, e Leclerc subiu para quarto, à frente de Norris e Stroll.
— Foto: Infoesporte