Campo Grande, 20 de abril de 2024

Tempestade de gelo deixa milhares de pessoas sem luz em Gelo

Uma forte tempestade de gelo e neve em Vladivostok, cidade localizada no extremo leste da Rússia, deixou cerca de 150 mil moradores sem luz e sem fornecimento de água desde quinta-feira (19). Por causa dos estragos, o governo local declarou estado de emergência.

Imagens mostram o tamanho da destruição causada pelos ventos e pelo acúmulo de neve. Árvores destruíram fiações elétricas e bloquearam estradas de Vladivostok.

As autoridades russas disseram, segundo a agência France Presse, que pode demorar dias até que a energia volte à cidade.

Gelo, neve e frio

As temperaturas em Vladivostok se mantiveram baixas durante a semana: na quinta-feira, a máxima ficou em 0°C e a mínima, em -4°C. As marcas, perto do ponto de congelamento, justificam a mistura de água congelada e neve que tomaram as ruas da cidade.

O chefe do serviço local de meteorologia, Boris Kubay, disse a agências de notícias que o fenômeno foi causado pelo encontro de duas tempestades simultâneas: uma carregando ar quente e outra carregando ar frio. Isso gerou rajadas que geraram uma onda de destruição.

Segundo Kubay, houve um acúmulo de gelo de pouco mais de 1 centímetro que não se via há 30 anos na região.

Localização de Vladivostok - MAPA — Foto: G1 Mundo

Localização de Vladivostok – MAPA — Foto: G1 Mundo

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp