A Anatel divulgou os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida referente ao ano de 2020, que indica níveis de satisfação do consumidor com as operadoras de telefonia. Ela aborda os serviços móvel, fixo, de banda larga e de TV por assinatura. No geral, o brasileiro tem se mostrado mais satisfeito com serviços de telecomunicação, com exceção de banda larga fixa e da TV por assinatura.
Levando em conta a telefonia móvel, a Claro repete o resultado do ano anterior e é a melhor do país no pós-pago, a Algar oferece o melhor serviço pré, enquanto que a Oi ficou com a última posição nos dois serviços. A pesquisa leva em conta notas que os próprios consumidores aferem para uma série de quesitos referentes à qualidade do serviço prestado.
Na tabela a seguir, você confere todos os resultados de acordo com tipo de serviço e operadora. Veja também a legenda para compreender o quadro. O documento foi divulgado no começo da semana.
Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida em 2020
Operadora | Pós-pago | Pré-pago | Telefonia fixa | Banda Larga | TV por Assinatura |
Algar | 7,50 | 7,79↑↑ | 7,78 | 7,13 | – |
Brisanet | – | – | – | 7,73 | – |
Claro | 7,75↓↑↑ | 7,66↑ | – | – | 7,70↑↑ |
Claro/NET | – | – | 7,47 | 6,52↓ | 6,92↓↓ |
Hughes | – | – | – | 4,86↓↓ | – |
Nextel | 7,11 | 7,60 | – | – | – |
Oi | 6,87↓↓ | 7,29↑ | 7,10↓↓ | 5,78↓ | 7,25 |
Sercomtel | – | 7,43 | 7,82 | 6,65 | – |
Sky | – | – | – | 6,08 | 7,27 |
Tim | 7,50↑ | 7,42↑ | 7,65↑ | 6,91 | – |
Unifique | – | – | 8,56↑↑ | 7,76↑↑ | – |
Vivo | 7,62↑ | 7,34 | 7,48 | 6,80 | 7,39 |
Média geral | 7,59↑ | 7,45↑ | 7,36↑ | 6,51↓ | 7,17 |
- ↑: a nota da operadora melhorou em relação ao ano anterior
- ↑↑: a operadora é a melhor na qualidade do serviço
- ↓: a nota caiu na comparação com o ano anterior
- ↓↓: a operadora foi a pior na qualidade do serviço
- ↓↑↑: a nota da operadora caiu na comparação com 2020, mas ainda assim ela é líder no serviço
- sem anotação: a nota é comparável com a de 2020
- Observação da Anatel: “As marcas do grupo Claro/NET foram pesquisadas como Claro no pós, pré e TV por assinatura via satélite; e Claro/NET na banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura via cabo.”
Embora tenha repetido o sucesso do ano anterior, a Claro tirou uma nota menor: 7,75 no pós (contra 7,83 em 2020) e perdeu a liderança no pré: em 2020, a operadora tinha chegado a 7,50 contra 7,42 da Algar que, com nota 7,79 é a melhor do país no serviço pré-pago.
Já a Oi melhorou a percepção de qualidade geral do seu serviço pré-pago perante o consumidor, mas ainda assim repetiu a lanterninha de 2020. Naquela oportunidade, a operadora fez 6,87 pontos no pós, mesma nota deste ano, e 7,10 no pré. Agora, em 2021, o resultado ficou em 7,29 no plano pré-pago da operadora.
A telefonia fixa também experimentou uma melhora, de acordo com o levantamento: de 7,23 em 2020 para 7,36 em 2021. Já serviço de banda larga anda pior: no resultado anterior, a Anatel tinha aferido uma nota geral de 6,63, enquanto que agora a média caiu para 6,51. Já a TV por assinatura sem mantem estável em média de 7,17 pontos de um ano para outro.
Para a telefonia fixa e internet de banda larga, a operadora Unifique de Santa Catarina é a líder do ranking, com notas de 8,56 e 7,76, respectivamente, nos dois tipos de serviço. A pior do Brasil em telefonia fixa é a Oi com 7,11, enquanto que a Hughes – especializada em Internet via satélite – ficou com a lanterninha na banda larga ao somar 4,86 pontos de média.
Para serviços de TV por assinatura, o melhor resultado do ano ficou com a Claro, que atingiu nota de 7,70 no serviço por satélite. Já a pior média é da Claro/NET com 6,92, considerando o serviço prestado via cabo.
Com informações de Anatel/ TechTudo