Campo Grande, 12 de janeiro de 2025

PFL: Gleison Tibau vence Rory MacDonald em decisão polêmica na luta principal

O peso-meio-médio Gleison Tibau venceu Rory MacDonald na luta principal do quinto evento da Professional Fighters League (PFL), realizado nesta quinta-feira, em Atlantic City (EUA). Em decisão para lá de controversa, o brasileiro superou o adversário na decisão dividida dos jurados (29-28, 28-29 e 29-28) após três rounds.

Rory MacDonald não concordou com a papeleta dos jurados — Foto: divulgação/PFL

Rory MacDonald não concordou com a papeleta dos jurados — Foto: divulgação/PFL

Rory MacDonald discordou do resultado ao escutar Gleison Tibau ser aclamado como vencedor e deixou cage reclamando dos juízes laterais, que enxergaram a vitória do representante da American Top Team no decágono. Diferentemente de MacDonald, Tibau não avançou à próxima fase, porém garantiu o bônus pelo triunfo diante de um do atletas mais qualificados da categoria.

Nesta edição, os atletas buscavam não só a vitória, mas também carimbar o passaporte para as semifinais, cujos duelos foram formados em “cruzamento olímpico”. No peso-meio-médio, João Zeferino (1º) encara Magomed Magomedkerimov (4º), e Rory MacDonald (2º) mede forças com Ray Cooper (3º). Nos meio-pesados, Antônio Cara de Sapato (1º) enfrenta o argentino Emiliano Sordi (4º), enquanto Cezar Mutante (2º) entra em rota de colisão com Marthin Hamlet (3º).

A luta

Rory MacDonald e Gleison Tibau travavam uma luta morna – até o canadense atingir o olho direito do brasileiro com o dedo indicador. Após poucos minutos de recuperação, Tibau voltou mais agressivo, e o oponente devolveu na mesma moeda na trocação. MacDonald, então, buscou a queda, grampeou o rival e, mesmo sem derrubá-lo, ficou pendurado nas costas do oponente. Rory tentou o mata-leão, não conseguiu, mas faturou o round.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp