Campo Grande, 28 de março de 2024

Tipos de Gordura!!! Saiba mais com Nutri Débora Calazans

Gordura Trans: BATATAS FRITAS, SALGADINHOS DE PACOTE, DONUTS, CREMES VEGETAIS, PRODUTOS DE PASTELARIAS, MASSAS DE BOLOS E TORTAS, BISCOITOS RECHEADOS E/OU AMANTEIGADOS, MARGARINAS SÓLIDAS OU CREMOSAS, FRITURAS EM GERAL, PIPOCA DE MICRO-ONDAS, SANDUÍCHES FAST FOOD, COOKIES, NUGGETS E PIZZAS.
O consumo de ácidos graxos da dieta tem sido associado ao desenvolvimento de uma série de fatores de risco que podem causar doenças crônicas e inúmeros prejuízos à saúde das pessoas, impactando os níveis de colesterol, enfraquecendo o sistema imunológico e contribuindo para a formação de placas ateromas que favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre outras.
Do ponto de vista nutricional, o consumo de gordura trans apresenta vários riscos potenciais à saúde e, aparentemente, nenhum benefício nutricional conhecido. .
👉Gordura saturada: GORDURAS ANIMAIS, CARNES, LEITE E DERIVADOS, VEGETAIS COMO COCO E CACAU.
Quando consumida em excesso, ela está relacionada com o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
. 👉Gordura monoinsaturada: AZEITE DE OLIVA, CASTANHA-DE-CAJU, ABACATE, AMENDOIM, OLEAGINOSAS EM GERAL.
Quando consumida corretamente para seu organismo, esse tipo de gordura ajuda na melhora dos níveis de LDL (ruim), sensibilidade a insulina e pressão arterial. .
👉Gordura poliinsaturada: LINHAÇA E PEIXES DE ÁGUAS FRIAS, COMO CAVALA, SARDINHA, SALMÃO E ARENQUE QUE SÃO RICOS EM ÔMEGA 3.
É considerada a melhor escolha, pois pode ocasionar diminuição do LDL (ruim), aumento da razão HDL (bom) /LDL (ruim) e pode provocar efeito benéfico na doença cardíaca isquêmica e reduz resposta inflamatória.
Fontes:
LAMOUNIER, 2008; WHITNEY; ROLFES, 2018); (VAZ et al., 2006)

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp