As perspectivas futuras em relação ao enfrentamento da Covid-19 e as possíveis flexibilizações a serem adotadas diante de um cenário epidemiológico considerado estável e ampla cobertura vacinal, foram discutidas durante encontro realizado na tarde da ultima terça-feira (26), no teatro José Octávio Guizzo (Paço Municipal), com a presença de técnicos e gestores em saúde de Campo Grande, do Rio de Janeiro (RJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, fez um breve resgate das medidas adotadas pelo Município desde o início da pandemia, como a reestruturação da rede assistência, bem como a ampliação da oferta de leitos, e apresentou a situação epidemiológica atual, destacando a expressiva redução no número de notificações, internações e óbitos provocados pela doença em comparação com o primeiro semestre deste ano.
Na avaliação do secretário, o resultado pode ser atribuído ao trabalho desenvolvido pelo Município no processo de imunização, que reflete diretamente na elevada cobertura vacinal, e projetou Campo Grande como referência nacional neste quesito.
“Os desafios ainda persistem, mas temos a certeza que o trabalho desenvolvido até aqui fez toda a diferença para que a gente possa enxergar novas perspectivas”, diz.
O vereador Ayrton Araújo fez o uso da palavra representando os vereadores da Câmara Municipal, no seu discurso parabenizou a administração pública municipal e estadual pelo belo trabalho de enfrentamento à pandemia e ressaltando a importância que foi da nossa população, acreditar na ciência e procurar se vacinar o mais rápido possível, o parlamentar afirmou que o legislativo sempre esteve do lado da ciência, e destacou o bom trabalho do secretário no andamento da pandemia.
“Com isso podemos agora ter um momento de cada vez mais de flexibilizar algumas medidas e ter a retomada econômica, concluiu o vereador”.
Assessor do Vereador/ Gustavo