Campo Grande, 20 de setembro de 2024

Com a presença de Suplicy, Giselle Marques é aclamada como Pré-Candidata ao Senado pelo PT

Na manhã deste sábado, lideranças dos movimentos sociais e comunitários lotaram o plenário da FETEMS, na Rua 26 de Agosto, em Campo Grande, e aclamaram a advogada Giselle Marques como pré-candidata à Senadora pelo PT MS. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual das Mulheres do PT, que reivindica a vaga como forma de fortalecer a participação das mulheres na política.

O lançamento da pré-candidatura contou com a presença de Eduardo Suplicy, que foi Senador pelo Estado de São Paulo durante 24 anos, e também da vereadora Camila Jara, única vereadora mulher da capital, eleita pelo PT, e que está articulando a implantação do Programa da Renda Básica, defendida por Suplicy, em Campo Grande. Camila foi eleita com o apoio da juventude e das mulheres do PT. O Deputado Estadual Amarildo Cruz, ali presente, em seu discurso, destacou a importância do fortalecimento das candidaturas femininas, e de se dar espaço aos militantes históricos do Partido, como é o caso da advogada Giselle Marques, que assim como ele, se filiou ao PT nos anos 80.

Giselle Marques é Doutora em Direito pela UVA-RJ, e Pós-doutorado em Meio Ambiente pela UNIDERP. Foi Secretária Geral da OAB MS, atuando em diversas Comissões da Ordem. Nas eleições da OAB de 2021, foi candidata à Presidente. Integrou a gestão do Governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, como chefe do licenciamento ambiental no estado e, posteriormente, como Superintendente do PROCON MS. Em 2016, articulou a criação do movimento Juristas pela Democracia, que atua desde então como espaço de resistência na defesa da Constituição brasileira.

Nas eleições de 2018, Giselle Marques já integrou a chapa do PT ao Senado, concorrendo como Senadora Suplente do então candidato Zeca. Lideranças presentes ao evento em seus discursos destacaram que Giselle reúne as condições necessárias para o enfrentamento da disputa entre o projeto que propõe o retorno ao passado ditatorial, e aquele que defende o avanço da democracia e da justiça social no Brasil. As pré-candidatas a Deputadas Estaduais, como é o caso das Professoras Universitárias Bartolina e Eugênia Portela falaram de suas plataformas de campanha. “A representação feminina na nossa chapa está muito forte e qualificada”, disse Giselle. Na ocasião foi lançado um manifesto em defesa da pré-candidata ao Senado, destacando a forte atuação de Giselle Marques na defesa dos direitos humanos, do meio ambiente, da igualdade social, étnica e, em especial, de gênero.

“Acredito na força da mulher para ocupar os espaços públicos, e promover as mudanças que o Brasil precisa, compartilhando o poder entre as trabalhadoras e os trabalhadores”, disse Giselle. Ela tomou pelas mãos duas lideranças comunitárias, no momento em que se pronunciou, e fez um discurso que emocionou a todos. “A disseminação de agrotóxicos nas lavouras de soja levou a uma alta de 5% na mortalidade infantil em municípios do Sul e Centro-Oeste que recebem água de regiões sojicultoras. Eu pretendo defender os métodos sustentáveis de produção, a agroecologia e a saúde”, disse Giselle em entrevista a este veículo. “O povo está com saudades do Lula na presidência e do Zeca no governo do estado”, disse ela. Agora é aguardar e conferir.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp