Na semana de apresentação para as últimas rodadas das Eliminatórias – a comissão técnica da seleção brasileira já viaja no domingo na Granja Comary -, os atacantes brasileiros tiveram bom desempenho pelos campos europeus. Neymar e Vini Jr marcaram e Gabriel Martinelli, grande novidade da convocação de Tite, e Raphinha deram assistências pelos seus clubes.
Raphinha não marcou, mas fez grande partida. Colocou duas bolas na trave na vitória do Leeds United contra o lanterna da Premier League Norwich por 2 a 1 – além de fazer toda a jogada do gol de Rodrigo, no fim da partida. Cobiçado por grandes clubes europeus, o jogador é hoje titular de Tite e tem missão de afastar a zona do rebaixamento no campeonato inglês.
Vini Jr abre o sorriso depois de marcar contra o Mallorca: Real Madrid venceu por 3 a 0 — Foto: Juan Medina/Reuters
Na Inglaterra, o fim de semana foi de Cristiano Ronaldo, mas com boa participação de Fred, meio-campista da Seleção que chegou à quinta assistência na temporada – ele tem ainda três gols –, com passe de costas para CR7 – ele ainda correu para receber, mas o português arrematou de longe e fez o primeiro dos três dele na vitória sobre o Tottenham Hotspur, na casa dos diabos vermelhos.
Convocado pela primeira vez por Tite, Martinelli foi titular pela 15ª vez em 16 jogos desde dezembro – ele bateu escanteio para o gol de completou bateu escanteio para o gol de Thomas Partey nos 2 a 0 do Arsenal sobre o Leicester City. Foi a terceira assistência na Premier League – fez cinco gols.
O Radar da Seleção acompanha jogos de “convocáveis” nas rodadas de fim de semana e também é um quadro toda segunda-feira no “Tá na Área” do SporTV.
Em novo momento de turbulência no PSG – depois da queda na Liga dos Campeões, com derrota para o Real Madrid de Éder Militão, Casemiro, Vini Jr e Rodrygo -, Neymar voltou a marcar depois de quatro partidas, mais como flecha do que arco. Recebeu cruzamento dentro da área para completar para as redes. A 10 rodadas do fim da liga francesa – com o PSG de braçada na frente -, o camisa 10 da Seleção tenta evitar as piores marcas desde que chegou a Paris.
Neymar em Paris
Temporadas pela liga francesa:
- 2018/2019 – 17 jogos – 15 gols e 7 assistências
- 2019/2020 – 15 jogos – 13 gols e 6 assistências
- 2020/2021 – 18 jogos – 9 gols e 5 assistências
- 2021/2022 – 14 jogos – 5 gols e 3 assistências
Neymar é abraçado por Hakimi e Marquinhos após gol pelo PSG contra o Bordeaux — Foto: AFP
Gerson marca; Arthur segue na Juve
Na rodada de segunda-feira, o Real Madrid manteve a ponta com sobras do campeonato espanhol, com 10 pontos de vantagem. Contra o Mallorca, Vini Jr foi decisivo mais uma vez. Ele marcou seu 17º gol na temporada – 14 deles na Liga, com seis assistências. O Real venceu por 3 a 0.
Vini ainda sofreu pênalti num dos dois gols de Benzema. Mas na mesma partida a preocupação foi Rodrygo, que levou pancada e saiu carregado. A seleção brasileira acompanha com atenção para a possibilidade de corte do jovem atleta, mas pela conta no Twitter o jovem atacante se disse bem.
Na França, Gerson marcou mais um gol pelo Olympique de Marselha. Ele não foi convocado nesta última lista de Tite. Pelo time de Jorge Sampaoli, o ex-rubro-negro joga muitas vezes mais adiantado, mas ele segue na briga por uma vaga na Copa do Mundo do Catar.
Convocado novamente por Tite, Arthur completou o quarto jogo seguido em que atua os 90 minutos. Ele e Danilo foram titulares na vitória da Juventus sobre a Sampdoria por 3 a 1. De volta de lesão, Alex Sandro, que ficou de fora da última convocação de Tite, entrou na segunda etapa.
O Brasil enfrenta o Chile no dia 24 de março, no Maracanã, e depois a Bolívia no dia 29, em La Paz. Classificada com cinco rodadas de antecedência, a Seleção é líder isolada das eliminatórias sul-americanas, com 39 pontos. Além desses compromissos pelas duas últimas rodadas, falta o jogo suspenso contra a Argentina.
Gerson comemora o seu gol na vitória do Olympique de Marselha contra o Brest — Foto: Stephane Mahe/Reuters