O fenômeno “Luva de pedreiro” mostra sua força. Em duas semanas, o influenciador Iran Ferreira deu ao Vasco uma visibilidade no Tik Tok, rede social de vídeos, nunca antes vista entre os times do futebol brasileiro. Desde que o baiano desembarcou no Rio de Janeiro e passou a ser utilizado nos conteúdos do cruz-maltino, as interações às publicações do clube cresceram incríveis 59.760%.
Segundo levantamento feito pela agência Samba Digital e divulgados pelo site MKTEsportivo, o Vasco somou 21,43 milhões de interações no Tik Tok o período entre os dias 23 e 29 de março. Para se ter uma ideia, o Flamengo, segundo colocado, registrou 228 mil no mesmo intervalo na plataforma. Em visualizações, o número também é expressivo. Foram 242 milhões nas 33 postagens feitas.
Os vídeos com Iran, vascaíno declarado, começaram a ser publicados no dia 22, o que já havia gerado um efeito nas métricas cruz-maltinas nos sete dias anteriores. Entre 16 e 22 de março, foram 1,03 milhões de interações, o que também rendeu a liderança para o Vasco. Foi a primeira vez que o time carioca ultrapassou a barreira do milhão. Para se ter uma ideia, na última semana completa sem conteúdos com o “Luva de pedreiro” (de 09 a 15 de março), o clube registrou apenas 35,8 mil interações.
Antes, o recorde de um clube de futebol brasileiro no Tik Tok era de 2,4 milhões de interações em uma semana. Com os 21,43 milhões, o Vasco superou esta marca em quase dez vezes.
O efeito “Luva de pedreiro” também se reflete no número de seguidores na rede social. Segundo o MKTEsportivo, o Vasco ganhou 1,5 milhão de uma semana para a outra, o que equivale a um crescimento de 254%. Atualmente, o clube conta com 2,1 milhões. É a segunda maior base de fãs entre os clubes da Série A, ficando atrás apenas do Flamengo (4,6 milhões).
O jovem de 20 anos é um fenômeno das redes sociais. Com 9,4 milhões de seguidores apenas no Instagram (é o influenciador de futebol com mais seguidores na rede), além de outros 12,3 milhões no Tik Tok, o ‘Luva de Pedreiro’ se tornou sucesso mundial pelos gols e comemorações marcados em um campo de terra. De atletas do Bayern de Munique ao filho de Cristiano Ronaldo, o ‘Receba’ virou um bordão mundialmente conhecido.