Campo Grande, 29 de junho de 2022

AÇÕES DA REME SÃO MODELO PARA SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO PAÍS

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande servem de modelo para outras secretarias de todo o Brasil. Técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Boa Vista (RR) estão na Capital para acompanhar a atuação da Semed, em especial no ensino de tempo integral, na área rural e também junto às comunidades indígenas urbanas.

“As nossas boas práticas estão servindo de modelo para as secretarias do interior do Mato Grosso do Sul e também de outros estados”, explicou a secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

A equipe de Boa Vista iniciou a visita nas unidades da Reme na Escola Municipal de Tempo Integral Ana Lúcia de Oliveira Batista, no Jardim Paulo Coelho Machado. Ao longo da semana outras escolas serão visitadas, inclusive localizadas na área rural.

“Nossa rede está em expansão, procuramos bons exemplos de práticas no atendimento aos indígenas e também nas escolas do campo. Pesquisamos experiências exitosas e chegamos até a Semed”, explicou Nelson Gomes Martins Júnior, coordenador das escolas indígenas e do campo da secretaria de Boa Vista e que está na Capital juntamente com a monitora pedagógica Alice Farias. A rede municipal de ensino da capital de Roraima tem 47 mil alunos distribuídos em 126 escolas. Em Campo Grande são aproximadamente 109 mil alunos e 206 unidades escolares.

“A atuação da Semed tem servido de exemplo para outras secretarias do País. A forma como atuamos durante a pandemia e agora no período de retomada, com 100% das aulas presenciais, são experiências que estamos compartilhando”, disse o secretário-adjunto de Educação, Waldir Leonel.

Ações compartilhadas

Como parte das ações desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME), está sendo realizado desde o ano passado o projeto Conexão Semed/CME para compartilhar práticas e conhecimentos com os municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Desde o início das atividades, onze municípios já foram visitados, com 23 formações realizadas e mais de 1 mil servidores capacitados em áreas como gestão escolar, habilidades socioemocionais, inspeção escolar, equipe multiprofissional, além da apresentação do programa

Valorização da Vida.Em maio do ano passado a atuação da Semed durante o período de pandemia foi destaque durante o painel Transição Digital na Educação, realizado de forma on-line, em Portugal. Na época, o secretário-adjunto – até então superintendente de Gestão das Políticas Educacionais/SUPED -, Waldir Leonel, participou do evento e falou sobre as ações para garantir que os alunos da REME tivessem acesso às aulas, de maneira remota.

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