Campo Grande, 24 de abril de 2024

Carta de Serviços da AGEMS destaca digitalização e inovação no atendimento ao usuário

Atendimento ao cidadão, incentivo à participação social, transparência das atividades e inovação estão disponibilizados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) na Carta de Serviços ao Usuário. A revisão anual da Carta, realizada neste mês de novembro, valoriza a facilidade de informações, com descrição simples, ilustração visual e links de acesso.

“Mais que cumprir uma obrigação legal, procuramos trazer para a Carta o novo conceito da AGEMS, de estar cada vez mais próxima do cidadão e ampliar o uso das ferramentas modernas de comunicação”, conta a Diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro.

A Carta da AGEMS conta com 11 serviços. São produtos de entrega direta, como a emissão de licença para transportadores e o recebimento de solicitações na Ouvidora, e também serviços essenciais de informação e interação. Utilizando canal online e aplicativos, as entregas da Agência ficaram mais ágeis e modernas.

A Carta detalha cada passo a passo para a obtenção de diferentes serviços, seja para o usuário pessoa jurídica – como operadores de transporte – seja para pessoa física, como um passageiro que teve problemas em viagem de ônibus e quer registrar reclamação.

A maior parte dos serviços é online, semipresencial ou informativa. Com a implantação do WhatsApp da Ouvidoria, o uso do MS Digital, e a disponibilidade de informações no site, qualquer pessoa ou entidade interessada contata a AGEMS, tira dúvidas, e obtém o serviço desejado.

Transparência

O documento fica disponível no site da própria Autarquia e na página específica cartadeservicos.ms.gov.br, coordenado pelo setor de Controle Social da Controladoria-Geral do Estado.

O diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, destaca que a Agência vem investindo na digitalização para absorver os novos projetos de desenvolvimento do Estado, e aponta que a qualidade do atendimento ao usuário também passa pelos serviços prestados pela própria AGEMS.

“Nós cobramos das empresas a melhor prestação de serviço, a modernização e os investimentos, então nós também temos que ter essa preocupação, de ser uma agência moderna e com as melhores ferramentas para regular e fiscalizar”.

Na Carta da AGEMS, que é dinâmica e atualizada de acordo com a expansão das atividades, estão atualmente relacionados os seguintes serviços:

  • Inovação digital
  • Acesso à informação
  • Reclamações, sugestões e informações
  • Adesivos da ouvidoria para ônibus e vans
  • Audiências e consultas públicas
  • Licenças para fretamento
  • Credenciamento de verificador independente
  • Decisões da Câmara de Julgamento e Diretoria Executiva
  • Leis, decretos e portarias
  • Pesquisa de viagens horários e tarifas
  • Tarifas vigentes

Gizele Oliveira – AGEMS


Foto: Cleidiomar Barbosa

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