Senegal vence Catar e segue vivo na Copa; anfitriões são eliminados
Senegal é primeiro africano com vitória, e Muntari faz gol inédito do Catar na história das Copas; Catar dependia de Holanda x Equador, que empataram e confirmaram eliminação
Senegal venceu o Catar por 3 a 1, nesta sexta-feira, no confronto que mantém a seleção africana viva na disputa pela classificação às oitavas. Os anfitriões esperavam o resultado de Holanda x Equador, que terminou com empate e a eliminação antecipada do Catar. Na partida no Al Thumama, os gols foram marcados por Boulaye Dia, Diédhiou e Bamba Dieg por Senegal, enquanto Muntari fez pelo Catar – sendo o primeiro gol do país-sede em Copas.
Dono de uma história de reviravoltas, Boulaye Dia balançou as redes para garantir o primeiro gol de Senegal nesta Copa do Mundo. O camisa 9 havia sido decisivo nas Eliminatórias para classificar o país ao Mundial – diante do Egito – e mais uma vez foi decisivo.
Não foi o suficiente para garantir o resultado, mas Muntari terá seu nome marcado na futebol do Catar. Foi dele o primeiro gol da seleção na história das Copas do Mundo.
Após as falhas na estreia de Senegal, com a derrota para a Holanda, o goleiro Mendy recebeu a confiança do técnico Aliou Cissé e apareceu como um dos destaques da equipe africana nesta sexta-feira. Apesar do gol sofrido, fez uma sequência de defesas difíceis e segurou o resultado.
Senegal dominou o primeiro tempo diante do Catar, com as melhores finalizações, enquanto o país anfitrião se mostrou organizado no campo defensivo e buscando oportunidades de contra-ataque. O ritmo do duelo esbarrou nos erros de passes para ambos os lados, até que os senegaleses aproveitaram a falha do zagueiro Khoukhi para abrir o placar – com Boulaye Dia – e saíram ao intervalo vencendo por 1 a 0.
Segundo tempo
O ritmo morno da primeira etapa esvaiu-se após o intervalo. Foram dois minutos para as redes balançarem outra vez, quando Diédhiou marcou pelo Senegal: 2 a 0. As respostas do Catar começaram a aparecer em uma reação modesta, que inicialmente parou em grandes defesas do goleiro Mendy. Aos 32, contudo, não houve quem parasse. Muntari acertou um belo cabeceio e diminuiu para o Catar: 2 a 1. A sobrevida durou pouco – apenas cinco minutos – quando Bamba Dieng ampliou por Senegal e garantiu o placar da vitória: 3 a 1.