Senegal venceu Equador por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Internacional Khalifa, e passou às oitavas de final da Copa do Mundo. Classificada em segundo lugar no grupo A, a seleção africana volta a um mata-mata do Mundial após 20 anos. Ismaila Sarr abriu o placar para os senegaleses, Caicedo empatou pelo Equador, e Koulibaly marcou por último para garantir a vitória da seleção africana.
O Equador se despede da Copa do Mundo, enquanto Senegal aguarda pela definição do grupo B para saber seu adversário. O time africano enfrentará o primeiro colocado da chave envolvendo Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales. A partida é no próximo domingo, às 16h, no Al Bayt.
Koulibaly: para registrar na história
Vestindo uma braçadeira com o número 19 – em homenagem ao ídolo senegalês Papa Bouba Diop, que morreu em 2020 -, o capitão de Senegal marcou para garantir a vitória e dar a classificação às oitavas de final.
Moisés Caicedo chegou a balançar as redes pelo Equador, recolocando a seleção nas oitavas de final ao empatar a partida, após o primeiro gol de Senegal – marcado por Ismaila Sarr. Mas a felicidade durou apenas dois minutos, quando Koulibaly balançou as redes de novo.
As emoções dominaram o gramado após o apito final no International Khalifa. De um lado, comissão técnica e o treinador Aliou Cissé, de Senegal, abraçados após a classificação confirmada. De outro, o choro de frustração dos jogadores do Equador, que jogavam pelo empate e foram eliminados.
Senegal fez homenagens ao ídolo Papa Bouba Diop desde as arquibancadas até o campo. Na data que marca dois anos da morte do ex-atleta, herói da seleção na Copa de 2002, houve cartazes, o número 19 na braçadeira do capitão Koulibaly e comemoração dos jogadores após a classificação.
Senegal dominou as investidas no primeiro tempo, enquanto o Equador portou-se de forma defensiva, apostando nos contra-ataques para chegar na área. As redes, contudo, terminaram balançando após uma cobrança de pênalti – convertida por Ismaila Sarr, aos 43 minutos. Olhar no goleiro, e bola para dentro das redes: 1 a 0. Sem mudanças no placar, as seleções desceram para o vestiário com vitória parcial de Senegal.
Precisando do empate para classificar, o Equador voltou com mudanças. A postura pouco mudou, mas terminou surtindo efeito: aos 21 minutos, Caicedo aproveitou uma cobrança de escanteio e mandou para o fundo das redes. Empate por 1 a 1. A felicidade equatoriana explodiu as arquibancadas, mas durou apenas dois minutos. Foi o tempo de Koulibaly balançar as redes e colocar Senegal na frente de novo: 2 a 1. Os últimos momentos foram dramáticos, com tentativas sequenciais do Equador, mas todas pararam na defesa dos Leões. Vitória confirmada, e Senegal de volta às oitavas de final após 20 anos.