Material divulgado pela Câmara está sendo utilizado por investigadores na identificação dos criminosos. No domingo (8), bolsonaristas invadiram e depredaram sede do Legislativo.
Por Giuliana Morrone e Heloísa Torres, TV Globo — Brasília
A Câmara dos Deputados divulgou nesta segunda-feira (16) mais vídeos da invasão de bolsonaristas radicais ao Congresso Nacional no domingo (8).
O material está sendo utilizado pelos investigadores na identificação dos criminosos.
Em uma das gravações, feita do alto do prédio do Congresso Nacional, é possível ver quando bolsonaristas radicais rompem, com facilidade, uma barreira feita por policiais militares do Distrito Federal em uma das vias da Esplanada dos Ministérios. Na sequência, os criminosos correm em direção ao prédio que sedia o Legislativo para invadi-lo (veja no vídeo abaixo).
Outro vídeo mostra o gramado em frente ao prédio do Congresso Nacional visto pela perspectiva dos policiais legislativos antes da invasão à sede do Legislativo. As imagens mostram explosões (veja no vídeo abaixo).
Em outro registro de câmeras de segurança, é possível ver um golpista enrolado na bandeira do Brasil ateando fogo em uma instalação na parte interna da Câmara dos Deputados. Na sequência, chegam os bombeiros e um deles aciona extintor para conter as chamas (veja no vídeo abaixo).
A Câmara dos Deputados também divulgou gravação que mostra policiais legislativos sendo agredidos com chutes e atingidos por objetos arremessados pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (veja no vídeo abaixo).
Outra gravação mostra uma viatura da Polícia Legislativa que foi empurrada em direção a um espelho d’água na frente do Congresso. Vândalos danificam o veículo e tentam colocar fogo no automóvel. Outro carro é aberto pelos criminosos (veja no vídeo abaixo).
Na parte externa do Congresso, uma câmera filma de cima bolsonaristas obstruindo uma saída que seria utilizada por policiais legislativos para conter os invasores (veja no vídeo abaixo).