O Bellator 290 será realizado neste sábado, na Califórnia, e terá como atração principal a despedida de Fedor Emelianenko do MMA. O lutador russo irá desafiar o campeão dos pesos-pesados, Ryan Bader, e tentará devolver uma derrota de 2019, quando foi nocauteado em apenas 35 segundos. Único brasileiro no card, Neiman Gracie terá pela frente Dante Schiro. O Combate transmite, ao vivo, a partir das 20h.
Bader e Fedor Bellator 290 — Foto: Bellator
Despedida da lenda
Considerado o melhor peso-pesado da história do MMA, Fedor Emelianenko subirá ao cage pela última vez na carreira neste sábado em uma disputa com um gosto especial para o lutador russo. Ele irá enfrentar o campeão dos pesos-pesados, Ryan Bader, que o nocauteou em 2019 em apenas 35 segundos.
Em entrevista exclusiva ao Combate, Fedor contou qual sua principal motivação para este duelo: vingar-se de uma derrota ou conquistar um cinturão em sua luta de despedida?
– Os dois. O bom é que nesta luta posso conseguir as duas coisas (risos). Se eu vencer essa luta, vou poder mostrar que alguém aos 46 anos ainda pode competir com os melhores – disse o lutador, de 46 anos.
Bader venceu o primeiro encontro com Fedor, em 2019 — Foto: Lucas Noonan/Bellator
Dono do cinturão dos pesados, Bader é treinado pelo brasileiro Jair Lourenço, que não escondeu qual a tática do seu atleta para o confronto deste sábado:
– A primeira luta tínhamos o objetivo de levar o Fedor o mais longe possível. O Fedor nunca fez uma luta de cinco rounds, já fez camp para isso, mas luta não. Ele só fez aquele camp e o plano era levar a luta o mais longe possível. Mas o Bader tem aquele cruzado muito bom e tem também o direto muito forte. O plano é levar a luta o quanto mais longe. Esperto e atento às janelas que podem abrir para fechar a luta antes. Bader tem um bom condicionamento, então a estratégia é lutar os cinco rounds. Eu gosto de deixar o lutador pronto para os cinco rounds e preparado para explorar essas oportunidades de finalizar a luta – disse Jair, ao Combate.
Gracie quer finalizar
Representante da família mais tradicional do jiu-jítsu e do MMA, Neiman Gracie lutará contra Dante Schiro no evento. O brasileiro, que treina há dois anos com Rafael Cordeiro na Kings MMA, vem em constante evolução na trocação, mas destaca que seu principal objetivo na luta continua sendo a finalização.
– Eu quero derrubar e finalizar ele, e é isso que eu vou procurar fazer na hora da luta. A gente focou bastante nesse camp no wrestling e no jiu-jitsu, em tudo, mas mais para derrubar e fechar a distância ali. Acho que esse vai ser o plano e eu acredito que quando eu consigo fazer o meu plano de luta, que é grudar no cara e levar pro chão, sou um dos melhores do mundo nessa parte e só tenho que fazer a luta chegar ali, e depois dali eu estou bem, eu me garanto – explicou o lutador ao Combate.
Neiman Gracie — Foto: Divulgação
Cinturão dos médios em jogo
Além do título dos pesos-pesados em jogo no combate principal da noite, outro cinturão estará em disputa no show. Pelo peso-médio, o campeão Johnny Eblen, invicto no MMA com 12 vitórias, será desafiado por Anatoly Tokov, discípulo de Fedor.