Campo Grande, 26 de maio de 2024

Como suspeita de fraude dos cartões de vacina envolve ‘troca de favores’ relacionada ao caso Marielle Franco

Por g1

A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quarta-feira (3) que investiga uma suposta fraude nos cartões de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro, seus familiares e assessores tem, entre os sujeitos envolvidos, um nome que também está na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes.

O denominador comum entre os dois inquéritos é Marcello Siciliano (Progressistas). O ex-vereador do Rio de Janeiro teria sido procurado por Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro preso nesta quarta – para emitir um certificado falso de vacinação por Duque de Caxias. O documento falso seria para a esposa de Cid, Gabriela Santiago Ribeiro Cid, e funcionaria para Siciliano como uma “troca de favores”.

Vereador do Rio Marcello Siciliano — Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Vereador do Rio Marcello Siciliano — Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mensagens trocadas entre eles mostraram um pedido de ajuda de Marcello Siciliano para “resolver um problema com o visto de entrada nos Estados Unidos” em decorrência de seu envolvimento na investigação sobre o caso Marielle.

Em 2018, Siciliano foi apontado por uma testemunha como mandante do crime contra a vereadora. Ele chegou a ser alvo de mandados de busca e apreensão e negou o envolvimento. Na época, afirmou que estavam tentando matá-lo “com o mesmo tiro” que assassinou Marielle. Tanto a Polícia Civil quanto o Ministério Público do RJ não o tratam como suspeito ou investigado no caso.

Tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Ouça a entrevista completa no podcast O Assunto.

 

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Eto Osclighter e Nayara Fernandes. Apresentação: Natuza Nery.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp