Rodada que marcou a volta do Brasileiro após Datas Fifa ainda teve estreia de Felipão no Galo, Diniz pistola, pagador de promessas e infelizmente cenas lamentáveis fora de campo
Após a parada para as Datas Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou pra lá de quente, com o Botafogo ampliando sua liderança, com direito a perda de invencibilidade do Palmeiras e o Flamengo sofrendo um “atropelo”. Além disso, a 11ª rodada ainda teve o brilho (e a resposta) de Luis Suárez, a estreia de Felipão no Atlético-MG, Fernando Diniz novamente pistola no Flu e atacante pagador de promessas no Corinthians.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/F/b/wRGgKLQ0AAcShSnaeQXg/52995011058-f95114862b-k.jpg)
Cuiabá x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Pena que Viralizou não conta apenas com assuntos relacionados às quatro linhas. A volta da Série A também foi marcada por cenas lamentáveis de violência envolvendo as torcidas do Santos, na Vila Belmiro, no clássico contra o Corinthians, e do Vasco, em São Januário, na derrota para o Goiás.
A rodada foi perfeita para o líder Botafogo, que não apenas conseguiu sua nova vitória em 11 jogos ao bater o Cuiabá por 1 a 0, fora de casa, com gol do artilheiro Tiquinho Soares (seu nono na competição), como também viu seus dois principais perseguidores perderem seus jogos, com o Palmeiras sendo derrotado pelo Bahia, em Salvador, e o Flamengo goleado pelo Bragantino, no interior paulista.
Com isso, o Botafogo abriu folga e não sai da primeira colocação do Brasileiro mesmo que perca o confronto do próximo domingo, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.
Então…solta o sax do líder.
Queda do último invicto com polêmica e provocação
Em Salvador, o Bahia derrubou o último invicto do Brasileirão e também quebrou um tabu de 35 anos ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, na Fonte Nova. O responsável por esse “combo”? O atacante Thaciano, autor do gol do triunfo. Ou seria, Tachithanos?
E essa não foi a única provocação do perfil oficial do Tricolor de Aço, que rebateu os comentários de que o Palmeiras teria sido prejudicado pelas Datas Fifa. Inclusive do técnico Abel Ferreira que não pôde contar com Weverton, Piquerez, Raphael Veiga e Rony, que disputaram amistosos por Brasil e Uruguai.
E a bola do Palmeiras? Entrou ou não? 🧐
Mas o lance mais comentado da partida foi o que envolveu o goleiro Marcos Felipe, que não conseguiu fazer a defesa completa no chute do atacante palmeirense Arthur e teve de se recuperar para pegar a bola quando ela estava entrando no gol. E ai? Entrou ou não?
Na tarde da quinta-feira, a CBF divulgou a análise do VAR no lance polêmico. A decisão do árbitro Wilton Pereira Sampaio foi de não dar gol, por entender que a bola não teria cruzado a linha completamente. Em meio ao debate na cabine do VAR se as imagens eram conclusivas ou não, a equipe do vídeo decidiu manter a marcação de campo.
Confia a análise do VAR para o quase gol do Palmeiras contra o Bahia
🚚 Alguém anotou a placa? ⚽⚽⚽⚽
Em Bragança Paulista, o Bragantino não tomou conhecimento do Flamengo e interrompeu uma sequência de 10 jogos de invencibilidade do clube carioca. Mas com uma vitória simples e sim com uma supreendente goleada por 4 a 0.
O nome do jogo
Com vocês a ginga do colombiano Henry Mosquera, autor de dois gols: “dia para ficar na história¨
Aposentadoria?
Quem também aproveitou a goleada sofrida pelo Flamengo foi o Grêmio, que venceu de virada o América-MG por 3 a 1, em mais uma noite de brilho do uruguaio Luis Suárez, e assumiu a terceira colocação.
O gol que sacramentou a vitória e bela atuação vieram como uma espécie de resposta do atacante sobre os rumores de uma possível aposentadoria dos gramados, negada após a partida pelo vice-presidente de futebol do Grêmio, Paulo Caleffi: “não existiu”
Já o craque foi às redes sociais após a partida com uma mensagem enigmática.
E a torcida? Bem a torcida usou do bom humor.
😇 Felipão light e Diniz full pistola 😡
Fluminense e Atlético-MG ficaram no empate por 1 a 1 no Raulino de Oliveira. Mas o que não foi igual foi o comportamento dos dois treinadores à beira do gramado.
Enquanto o experiente Luiz Felipe Scolari, de 74 anos, estreava no comando do Galo com boas vindas até de Ronaldinho e em uma versão mais calma que o habitual, Fernando Diniz, 49, ligou o seu lado “monstro” ao exagerar na reclamação com a arbitragem e ser expulso. Pela quarta vez na temporada.
Calma professor….
Lei do ex invertida
O jogo ainda contou com uma curiosa variante da temida (e respeitada) “lei do ex”. A “lei do ex invertida”.
Afinal, o placar no Raulino de Oliveira foi aberto com um gol contra do lateral Guga, hoje no Fluminense, mas que ja defendeu as cores do Atlético-MG. No segundo tempo, Samuel Xavier empatou.
O pagador de promessas
Jogando fora de casa, o Corinthians venceu o clássico contra o Santos por 2 a 0, com um dos gols sendo marcado pelo atacante Yuri Alberto, que voltou a balançar as redes após dez partidas. O último gol havia sido no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no dia 8 de maio, pela quarta rodada do Brasileiro.
Emocionado, o jogador fez uma ligação com a família e foi às lágrimas por voltar a marcar. E ainda atravessou o gramado da Vila Belmiro de joelhos, pagando uma promessa.
“Grande vitória do meu Leão”
Quem também venceu fora de casa na rodada foi o Fortaleza, que derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, com gol do atacante argentino Lucero. Resultado já bastante comemorado pela mais nova contratação do clube para a disputa da Série A. O atacante Marinho, que deixou o Flamengo.
Agora, é dentro de campo.
Ainda no Nordeste, mas na Série B, outro Leão também vem fazendo bonito. Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Juventude, o Sport assumiu provisoriamente a liderança da Série B, mesmo com um jogo a menos que os rivais.
Artilheiro da competição, Vagner Love marcou seu nono gol e como estamos em plenas festas de São João, não perdeu a oportunidade de comemorar puxando a quadrilha junina rubro-negra, com direito a usar o chapéu característico da data. É festa na roça leonina! Alavantu!
Agora o lado negativo
O Viralizou estaria perfeito se encerrasse por aqui. Mas infelizmente é preciso falar também dos dois episódio que mancharam a rodada. Cenas que ocorreram na Vila Belmiro e em São Januário e que gostaríamos de que nunca mais se repetissem. Por mais que esse desejo pareça cada vez mais distante.
Na Vila, um clássico entre Santos e Corinthians que não chegou ao seu final após torcedores santistas atirarem em campo sinalizadores contra os atletas dos dois times. Tumulto que se estendey para os arredores do estádio e rendeu uma punição de um mês com jogos sem torcida para o Peixe. Serão quatro como mandante e dois como visitante.
Apenas 24 horas depois as cenas se repetiram no Rio de Janeiro, após a derrota do Vasco para o Goiás por 1 a 0, com o estádio de São Januário e seus entornos vivendo uma noite de terror.
Alguns vídeos mostram o confronto entre torcedores e a Polícia Militar. Diante da tentativa de invasão de um dos portões de São Januário, policiais atiraram na direção do tumulto.