Brasileira também conquistou neste domingo o torneio duplas ao lado da russa Kudermetova
Por Redação do ge — Zhuhai, China
O dia começou com uma vitória histórica de Bia Haddad no WTA Elite Trophy, na China. A brasileira alcançou o maior título de simples na carreira ao derrotar Qinwen Zheng, 18ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (13-11) e 7/6 (7-4). Foram 2h50 de partida no torneio que reuniu as melhores tenistas do ano fora do top 8. Ainda neste domingo, Bia retornou à quadra e conquistou a disputa de duplas ao lado da russa Veronica Kudermetova.
– Foi uma ótima semana, mesmo do outro lado do mundo, eu me senti em casa! Eu senti uma ótima energia. Muito obrigada a todos – disse Bia Haddad, logo após conquistar o título de simples.
Bia sagrou-se campeã sem perder sets na competição. Com a conquista, ela somou 700 pontos no ranking mundial da WTA e subirá da 19ª para 11ª posição, apenas uma abaixo da melhor marca da carreira.
– Obrigada pelo apoio da torcida! É muito bom ver a torcida pelo tênis feminino, isso é muito importante para gente! Agradeço aos organizadores e toda equipe de fisioterapeutas que cuidaram de mim e do meu corpo durante o torneio – completou a tenista, que agora soma três títulos no circuito da WTA.
Pouco tempo depois da comemoração da vitória no simples, Bia retornou à quadra para a disputa da final do torneio de duplas e levantou mais um troféu. Ao lado da russa Veronica Kudermetova, elas venceram Miyu Kato e Aldila Sutjiadi por duplo 6/3.
Jogo agressivo do início ao fim
O jogo começou com Qinwen Zheng pressionando, a chinesa foi a primeira a conseguir uma quebra na partida e chegou a abrir 4/2, mas Bia buscou e empatou no oitavo game. No final do primeiro set, as duas concluíram os games rapidamente e confirmaram seus serviços. A decisão foi para o tiebreak e Bia abriu vantagem. A brasileira salvou três set-points em um jogo agressivo e com ótimos saques. Zheng terminou o set com 18 a 12 nos winners, mas cometeu mais erros: foram 15 contra 10 da brasileira.
No segundo set, Bia saiu na frente e chegou a liderar por 3/1. Zheng ameaçou uma recuperação ao fazer três pontos seguidos e devolver uma quebra, mas a brasileira retomou a vantagem. A chinesa precisou de atendimento médico para arrumar uma bandagem na coxa esquerda, foram três minutos de pausa que deram ainda mais ânimo para a tenista paulistana.
A partida foi para o tiebreak novamente, Bia saiu atrás perdendo por 2/0, mas aproveitou uma dupla falta e dois erros da rival para fazer quatro pontos seguidos. A brasileira, que venceu todos os jogos da semana sem perder sets, continuou sacando bem e aproveitou os erros da adversária para garantir o título da competição.