A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região (TRT-MS) e Instituto Manoel Bonifácio (IMB), inaugurou, nesta segunda-feira (10), um playground acessível no Jardim Noroeste.

O empreendimento é parte integrante de um amplo plano de implementação de 25 playgrounds acessíveis em seis regiões distintas da cidade. Tal iniciativa visa promover a inclusão e proporcionar espaços de recreação acessíveis a todas as crianças residentes em Campo Grande.

O espaço ultrapassa a mera função de área de lazer, tornando-se um símbolo do compromisso coletivo com a inclusão e a igualdade de oportunidades. Cada aspecto do projeto foi meticulosamente concebido para assegurar que crianças de todas as habilidades possam desfrutar de momentos de diversão conjunta em um ambiente seguro e acolhedor.

“Este playground acessível é um exemplo de melhoria dos espaços públicos, nas sete regiões urbanas de Campo Grande. Do mesmo modo, proporciona a inclusão e garante o direito básico que toda criança tem, de poder brincar e desfrutar de uma infância saudável e feliz”, disse a prefeita Adriane.

playground jardim noroeste 7 Prefeitura de Campo Grande inaugura playground acessível no Jardim Noroeste

A coordenadora do CRAS Hércules Mandetta, que fica em frente ao novo playground, Stefany Santana, exaltou a iniciativa de instalar os brinquedos no local, democratizando o acesso. “O livre acesso ao lazer proporcionado por este playground é o diferencial. As crianças da região têm um local de encontro, o que faz diferença em suas rotinas diárias. É bom ver as crianças sendo crianças, de maneira livre e em qualquer horário. Além disso, as crianças que estão expostas excessivamente às telas agora têm um estímulo adicional para brincarem ao ar livre e estabelecerem um contato benéfico com a natureza”.

playground jardim noroeste 8 Prefeitura de Campo Grande inaugura playground acessível no Jardim Noroeste

A subsecretária da Sugepe, Catiana Sabadin também enfatizou a importância do projeto: “A inauguração do playground tem a finalidade de manter a ocupação para as crianças e evitar o trabalho infantil. É o primeiro playground de 25 que nós pretendemos instalar em todas as regiões urbanas de Campo Grande, especialmente nos bairros mais carentes. Esses playgrounds serão sempre instalados em áreas próximas a equipamentos públicos e a gente espera muito que a comunidade se aproprie e cuide desses espaços”.

playground jardim noroeste 2 Prefeitura de Campo Grande inaugura playground acessível no Jardim Noroeste

Equipado com recursos especialmente projetados para atender às necessidades das crianças com deficiências, como balanços adaptados e áreas de descanso acessíveis, o playground representa um marco na promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades na Capital.

#pratodosverem  Na matéria há quatro fotos: A primeira, que ilustra a capa, mostra uma garota com idade entre 9 e 10 anos brincando em um balanço convencional, ao lado de um balanço adaptado para cadeirante; a segunda foto mostra a prefeita Adriane durante pronunciamento; a terceira imagem mostra a coordenadora do CRAS Hércules Mandetta, Stefany Santana e a quarta imagem mostra a titular da Sugepe, Catiana Sabadin.