Campo Grande, 19 de abril de 2024

Classificação do returno: veja quais clubes estão ganhando e perdendo força na reta final

A vitória fora de casa sobre a Chapecoense elevou o Grêmio à vice-liderança do segundo turno, empatado em pontos com o Palmeiras, mas com uma vitória a mais, primeiro critério de desempate. Se o gol de Bruno Henrique nos últimos instantes impediu a derrota para o arquirrival Corinthians, não foi suficiente para impedir o distanciamento para o líder Flamengo, que lidera com aproveitamento de 90% dos pontos disputados enquanto Grêmio e Palmeiras estão com “apenas” 72%, reflexo da extraordinária campanha da equipe carioca. O Santos também venceu fora de casa e acompanhou o Grêmio em sua escalada, se mantendo a apenas um ponto dos vice-líderes.

 — Foto: Espião Estatístico — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

Uma frase clássica do técnico Pep Guardiola, hoje no Manchester City e referência internacional sobre desempenho competitivo, resume bem o momento do Brasileirão. Para o técnico espanhol, um campeonato de pontos corridos se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas. Esta análise mostra o que mudou no campeonato nas duas rodadas passadas, desde a publicação da última classificação do returno, e faltam mais seis para a competição acabar. O Flamengo vem mostrando ter se preparado bem para confirmar o título nesta reta final, mas outros clubes lutam por seus próprios “títulos”, que podem ser a simples permanência na Série A.

Para os clubes que estão ameaçados pelo rebaixamento (clique aqui para ver as chances), esse “como chegam nas últimas oito rodadas” é fundamental. O Avaí tem a pior campanha do returno há quatro rodadas sem mostrar força de reação. A Chapecoense também teve a pior campanha por quatro rodadas neste turno, chegou a melhorar, mas voltou a cair e agora tem a segunda pior.

O desempenho de outras equipes já despertou mais esperanças. O CSA chegou a mostrar força sob o comando do técnico Argel Fucks, mas vive novo declínio no segundo turno do Brasileirão, insuficiente para reverter a fraco desempenho do primeiro turno. Viaja para enfrentar o Fortaleza na rodada 33.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp