Campo Grande, 25 de setembro de 2021

Chamada às pressas, estreante “explode a balança” em 2kg, mas luta no UFC SP é confirmada

As últimas 24h da vida da peso-mosca Isabela de Pádua podem ter sido tudo, menos monótonas. A lutadora, que vinha atuando pelo evento “SFT”, foi chamada na noite de quinta-feira para substituir a venezuelana Veronica Macedo, que havia apresentado problemas de saúde e sido retirada do duelo contra a brasileira Ariane Lipski no UFC São Paulo. “Belinha”, como é conhecida, aceitou imediatamente o convite para atuar na maior organização de MMA do mundo, e iniciou às pressas o corte de peso.

Isabela de Pádua não esconde a frustração por estourar o peso em 2kg na pesagem oficial do UFC SP — Foto: Reprodução / MMA FightingIsabela de Pádua não esconde a frustração por estourar o peso em 2kg na pesagem oficial do UFC SP — Foto: Reprodução / MMA Fighting

Isabela de Pádua não esconde a frustração por estourar o peso em 2kg na pesagem oficial do UFC SP — Foto: Reprodução / MMA Fighting

Mas, mesmo com todo o esforço, a atleta acabou ficando 2kg acima do limite da categoria, anotando 59,2kg na pesagem oficial, realizada na manhã deste sábado na capital paulista. Lipski, por sua vez, cravou o peso-limite da categoria (57,2kg). Após a pesagem, houve muita discussão a respeito da realização da luta, marcada para o card preliminar do evento. No fim, Ariane Lipski aceitou lutar, e ficou com 30% da bolsa de Isabela de Pádua.

A manhã também não foi boa para as pesos-galos Tracy Cortez e Vanessa Melo. A exemplo de Isabela de Pádua, as duas compareceram à atividade nos minutos finais e, mesmo usando o biombo para subirem à balança, estouraram o peso. Coincidentemente, pela mesma margem: 200g, já com a tolerância para lutas não-válidas por cinturão. Como ambas ultrapassaram o limite igualmente, a organização decidiu que elas não seriam multadas, e o combate foi confirmado.

A americana Tracy Cortez também ficou somente 200g acima do limite do peso-galo — Foto: Reprodução / MMA Fighting

A americana Tracy Cortez também ficou somente 200g acima do limite do peso-galo — Foto: Reprodução / MMA Fighting

Alheios ao drama das três lutadoras, os protagonistas das lutas mais importantes do torneio confirmaram presença sem problemas. Ronaldo Jacaré (93kg), que enfrenta Jan Blachowicz na luta principal do show, estreia no peso-meio-pesado e, desta forma, pareceu bem menos abatido. O polonês, responsável por dar as boas-vindas ao capixaba na nova divisão, também marcou 93kg. Maurício Shogun (93,4kg) e Paul Craig (93kg), e Charles do Bronx (70,3kg) e Jared Gordon (70,7kg), passaram com louvor pela pesagem e confirmaram seus embates para o sábado.

Ronaldo Jacaré foi um dos primeiros atletas a se pesar e bateu o peso sem problemas — Foto: Reprodução / MMA FightingRonaldo Jacaré foi um dos primeiros atletas a se pesar e bateu o peso sem problemas — Foto: Reprodução / MMA Fighting

Ronaldo Jacaré foi um dos primeiros atletas a se pesar e bateu o peso sem problemas — Foto: Reprodução / MMA Fighting

Um detalhe curioso: durante a janela de pesagem, realizada em um hotel em São Paulo, houve uma queda de energia, e a sala aonde o palco estava montado ficou às escuras. Alguns funcionários circularam pelo local com lanternas, mas apenas por alguns momentos, até que a energia retornasse.

Confira os pesos de todos os lutadores:

CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ronaldo Jacaré (93kg) x Jan Blachowicz (93kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Maurício Shogun (93,4kg) x Paul Craig (93kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Charles do Bronx (70,3kg) x Jared Gordon (70,8kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Antônio Arroyo (83,9kg) x André Sergipano (84,4kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Markus Maluko (84,4kg) x Wellington Turman (84,4kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Serginho Moraes (77,6kg) x James Krause (77,3kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Ricardo Carcacinha (66,2kg) x Eduardo Garagorri (66kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Francisco Massaranduba (70,3kg) x Bobby Green (70,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Warlley Alves (77,6kg) x Randy Brown (77,6kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Douglas D’Silva (66kg) x Renan Barão (66,2kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Ariane Lipski (56,9kg) x Isabela de Pádua (59,2kg)*
Peso-galo (até 61,7kg): Vanessa Melo (61,9kg)** x Tracy Cortez (61,9kg)**

Todos os lutadores tiveram direito a uma libra (0,454kg) de tolerância em seus pesos, já que nenhuma luta do evento é válida por cinturão.

* Excedeu o peso em 2kg, já considerando-se a tolerância, e foi multada em 30% da sua bolsa. O valor foi revertido para sua adversária.

** As duas lutadoras excederam o limite da categoria, já com a tolerância, pelo mesmo peso (200g). Com isso, a luta está confirmada e nenhuma das duas foi multada.

No sábado, a transmissão ao vivo e exclusiva do UFC São Paulo no Combate começa às 18h15 (horário de Brasília), com o “Aquecimento Combate”. O SporTV 2 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas do card preliminar ao vivo; o site acompanha o torneio inteiro em Tempo Real. Na sexta-feira, CombateCombate.com e SporTV 2 exibem a pesagem cerimonial ao vivo, a partir de 17h30.

Por Marcelo Barone — Direto de São Paulo

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =