Campo Grande, 18 de abril de 2024

VISITA DE ESCRITORA E ATIVIDADES CULTURAIS MARCAM INÍCIO DA SEMANA LITERÁRIA DA REME

Com exposições e apresentações culturais, a Emei “Paulo Siufi” fará abertura, na próxima segunda-feira (18), às 8 horas, da 1ª Semana Literária da Rede Municipal de Ensino (Reme). O evento acontece paralelo a segunda edição do Festival de Contação de Histórias.  Ambos têm parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

A abertura contará com uma programação repleta de atividades culturais, como exposições, música, danças, contação de histórias e a presença da escritora sul-mato-grossense Mara Calvis, que sempre marca presença na Emei, participando de projetos de literatura com os alunos.

Um dos destaques será a exposição de releituras de obras inspiradas no trabalho do artista plástico Guto Naveira, que tem como foco a fauna pantaneira. Os trabalhos foram desenvolvidos com as crianças dentro do projeto “Arte que te quero pelo olhar”.

A literatura vai ganhar espaço por meio de cartazes com poemas e poesias da escritora Mara Calvis. A obra do poeta Vinícius de Moraes e do músico Toquinhos também terá destaque por  meio dos trabalhos realizados pelos alunos dos grupos 1 e 2. Já os grupos 3 focaram nos poemas de Elias José e Ana Maria Machado.

O evento

A ideia é que as escolas desenvolvam trabalhos de pesquisa relacionados a aspectos literários e artísticos e elaborem atividades que culmine em uma programação que pode contemplar apresentações culturais, palestras, mesas redondas, exposições, saraus e outras manifestações artísticas.

O objetivo também é promover a reflexão sobre a pertinência das leituras como fontes primárias da sabedoria, além de fomentar a participação em evento literário de estudantes, professores e comunidade escolar da Reme.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp