Campo Grande, 29 de março de 2024

SEDESC PARTICIPA DE FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO PARANÁ

A Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia) participou em Pato Branco/PR, da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (INVENTUM) uma iniciativa de várias entidades e visa demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas.

INVENTUM 02As palestras apresentadas no evento envolvem os setores de empreendedorismo, tecnologia e inovação. Outros aspectos importantes são a motivação para o surgimento de iniciativas inovadoras e a popularização do ambiente e cultura tecnológicos junto à sociedade, inclusive no ensino básico.

No evento, o gerente de Fomento ao Comércio Exterior, Paulo César da S. C. Fialho representou a Sedesc e apresentou os objetivos do Pro-Redes (Programa de Incentivo e Apoio às Redes de Desenvolvimento Socioeconômico), projeto de lei que vai substituir a atual Lei do Prodes (Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande).

O Pro-Redes é um programa que atua no modelo de Redes de Cooperação. É uma alternativa inovadora e estratégica que se opõe à concepção verticalizada e fragmentada da cadeia produtiva.

Destaques

Além de apresentar o Pro-Redes, Paulo Fialho acompanhou palestras sobre empreendedorismo, inovação, ciência, tecnologia, visitou estandes do evento e conferiu os museus presentes da Feira.

Paulo Fialho“Como destaque para o agronegócio posso citar a questão de tecnologia para a identificação de bovinos pelo espelho nasal e também o App IAPAR Clima”, afirma Paulo Fialho. Segundo ele, com esse recurso é possível realizar a previsão do tempo, medir a chuva acumulada, situação da água no solo e temperatura.

“Tais informações são importantes para decidir sobre operações como semeadura, aplicação de agroquímicos, colheita e, também, monitorar as condições hídricas do solo e até receber avisos de geadas ou fitossanitários”, completa o representante da Sedesc.

Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, é um Município que adotou a inovação e o empreendedorismo para se desenvolver. Com mais de 80 mil habitantes, a cidade está próxima da divisa com Santa Catarina e a cerca de 100 quilômetros da Argentina, numa posição estratégica no Mercosul.

Em relação ao empreendedorismo destaque para o projeto Women Leadership que tem como objetivo mostrar a importância da liderança feminina dentro das organizações para gerar inovação na atual indústria 4.0 e construir uma sociedade com equidade de gênero. Ainda, podemos citar o case de sucesso de Igor Remídio, CEO do Aiqfome, o maior app de delivery do interior do Brasil.

A inovação foi contemplada com visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS que tem por missão gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos e exposições, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura.

Participaram da iniciativa instituições como a Prefeitura Municipal de Pato Branco, o MCTIC, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), SEBRAE, Sistema FIEP (SESI, SENAI e IEL), os Institutos Federais do Paraná e de Santa Catarina, o Grupo Globo de comunicação, o Governo do Estado do Paraná, o Sistema Fecomércio PR e outros grandes atores.

Em 6 dias a Inventum contou com mais de 110 mil visitantes, 40 palestrantes, mais de 400h de programação e cerca de 50 atrações. O objetivo da visita foi ampliar o conhecimento sobre ciência e tecnologia, de forma a trazer e aplicar esses conceitos em Campo Grande, gerando maior inserção social e oportunidades no mercado de trabalho.

“É primordial desmistificar a ciência, a tecnologia e a inovação, de forma a utilizar esses conceitos como vocação para o desenvolvimento econômico. A inovação que gera transformação é baseada nas boas práticas de sustentabilidade, eficiência energética e negócios. Com essas ferramentas são desenvolvidas atividades nas áreas de empreendedorismo, inovação e tecnologia com o uso da criatividade”, finalizou Paulo Cesar Fialho.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp