Depois de estrear na Champions League Américas com uma vitória fora de casa sobre o Instituto, da Argentina, o Flamengo voltou a jogar pela competição continental nesta sexta, na Arena Carioca 1, no Rio. O adversário foi o modesto Valdivia, do Chile, que deu trabalho, mas acabou derrotado por 82 a 71 pela equipe brasileira, que lidera o grupo C. Com 18 pontos marcados, Rashad Madden, do time chileno, foi o cestinha da partida. Pelo lado do Flamengo, Olivinha (17 pontos) e Zach Graham (15) foram os maiores pontuadores. O Flamengo volta a jogar pela Champions League Américas apenas no dia 13 de dezembro contra o mesmo Valdivia, no Chile.
Fla lidera no início
O Flamengo largou na frente, abrindo 8 a 2. O Valdivia acordou a partir do segundo minuto, encostando no placar graças a cestas de Alessio, Ferreyra e Isla. Com Vargas em quadra, o Rubro-Negro melhorou na parte ofensiva, passando a dominar o jogo. Aos sete minutos, Marquinhos acertou bola de três e fez 22 a 16. Pouco depois, Vargas pontuou na bandeja, e o técnico Juan Manuel Cordoba pediu tempo. Mesmo com a parada, o time brasileiro seguiu melhor e fechou o quarto vencendo por 24 a 18.
Motivado, o Flamengo voltou ainda melhor para o segundo quarto, fazendo os sete primeiros pontos do período. Após mais um tempo técnico pedido por Juan Manuel Cordoba, Deryk acertou chute para três, ampliando para 34 a 18. Madden, aos três minutos, marcou os primeiros pontos do Valdivia, que ensaiou uma reação. Quando o time chileno diminuiu para 39 a 27, foi a vez de Gustavo de Conti parar o jogo. Após a parada, Graham pontuou usando a tabela.
Com Madden com a mão calibrada, o Valdivia não se entregou e seguiu criando dificuldades. Só que o Flamengo tinha Marquinhos e Olivinha, que dominaram as ações ofensivas nos minutos finais, contribuindo para a vitória parcial por 42 a 33.
Time brasileiro administra vantagem
Disposto a definir o jogo o quanto antes, o Flamengo pulou para 51 a 33 no início do terceiro quarto. Com Madden e Ferreyra bem na partida, o Valvídia iniciou nova reação até Léo Demétrio arremessar livre de marcação e fazer 54 a 42 aos quatro minutos. No lance seguinte, Balbi ainda acertou bola de três, complicando de vez a situação dos chilenos, que viram o Flamengo fechar o quarto vencendo por 67 a 54.
Olivinha sobe para pontuar para o Flamengo — Foto: Paula Reis/Flamengo
Léo Demétrio, numa bola de três, abriu o placar no último quarto. Alessio, num arremesso da zona morta, marcou os dois primeiros pontos do Valdivia no período. Jogando o seu tudo ou nada na partida, o time chileno cortou a diferença para oito pontos a seis minutos do fim – 73 a 65. Vendo o crescimento do rival, Gustavo de Conti parou o jogo. A estratégia deu certo. Mais tranquilo, o Rubro-Negro voltou a ter o controle da partida, vencendo o duelo por 82 a 71.
Flamengo: Balbi, Mineiro, Marquinhos, Olivinha e Graham. Entraram: Vargas, Jhonatan, Deryk, Matheusinho, Léo Demétrio e Pedro Nunes. Técnico: Gustavo de Conti.
Valdivia: Alessio, Ferreyra, Isla, Madden e Larry O’Bannon. Entraram: Mosquera, Soutullo, Gonzalez, Jara e Sepulveda. Técnico: Juan Manuel Cordoba.
Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro