Campo Grande, 23 de abril de 2024

DIA D DE COMBATE AO ABANDONO DE ANIMAIS TEM ADOÇÃO, BRINDES E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS

Acontece amanhã (07), na sede do Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal (CCZ) o Dia D da campanha Dezembro Verde, que alerta para o combate ao abandono de animais. Durante a ação, que acontece o dia todo, serão entregues brindes, terá diversas atividades para crianças e filhotes de cães e gatos estarão disponíveis para a adoção.

A ação acontece a partir das 09h, na Avenida Filinto Müller, 1601, na Vila Ipiranga, e cerca de 80 animais que estarão disponíveis para adoção, sendo 30 filhotes de cães e a mesma quantidade de gatos e 10 adultos de cada espécie. A mobilização acontece como marco principal da campanha Dezembro Verde, que visa alertar a população sobre o aumento de casos de abandono de animais.

O abandono de animais, seja em lugares fechados, onde não há estrutura suficiente de alimentação e abrigo, ou deixar na rua, é considerado crime, e tem pena de seis meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

Mensalmente o CCZ recebe entre 200 e 250 animais, o que não significa que todos são vítimas de abandono, já que animais perdidos também são encaminhados para o centro. Durante todo o mês, o órgão promoverá palestras, blitzes e ações de conscientização, usando materiais informativos – como cartazes e panfletos – além de realizar diversas atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Dezembro Verde

Em Mato Grosso do Sul, a campanha Dezembro Verde foi instituída através de Lei de autoria do deputado Lucas de Lima e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp