Campo Grande, 28 de março de 2024

Presidente da Fundesporte apresenta Plano Estadual em encontro de gestores de Mato Grosso

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, foi convidado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) para apresentar o Plano Estadual de Esporte e Lazer e as ações desenvolvidas pela entidade sul-mato-grossense. A palestra foi realizada na noite da última quinta-feira (5.12), no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, durante o 1º Encontro de Gestores do Estado vizinho.

O evento na capital mato-grossense, com a finalidade de debater os rumos das atividades desportivas e de lazer de Mato Grosso, teve programação que incluiu palestras, mesas-redondas sobre diretrizes da gestão estadual, apresentação da proposta do Plano Estadual Mato-Grossense de Esporte e Lazer e as definições dos Jogos Escolares para 2020. Os dirigentes também discorreram a respeito de políticas públicas nas três manifestações do esporte: educacional, participativo e de rendimento.

Fundesporte encontro gestores MT 2 Presidente da Fundesporte apresenta Plano Estadual em encontro de gestores de Mato Grosso

Evento em Mato Grosso discutiu os planos para 2020

Miranda dialogou logo no primeiro dia do encontro, que se estendeu até sexta-feira (6.12). Além de expor o Plano Estadual, o diretor-presidente da Fundesporte detalhou os principais projetos de Mato Grosso do Sul, entre eles o desenvolvimento dos Jogos Escolares da Juventude. “O convite da Secel para apresentar o Plano Estadual de Esportes e Lazer e as nossas ações mostra um reconhecimento do trabalho feito com seriedade em Mato Grosso do Sul. O encontro foi muito proveitoso, no sentido de ver o que Mato Grosso está fazendo, aproveitar as boas ideias aplicadas lá e, em contrapartida, mostrar o trabalho de qualidade feito no nosso Estado”.

“Os gestores mato-grossenses elogiaram bastante o que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso do Sul, com ênfase nos princípios de gestão e, certamente, tive a impressão que vai contribuir muito na estruturação do Plano Estadual de Mato Grosso. Fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de trocar experiências, apresentar nossas ações, de aprender com outros administradores e de tentar também reproduzir as excelentes ações desenvolvidas no nosso vizinho. É assim que se faz política pública também, copiando o que outras gestões fazem de melhor”, pontuou Miranda.

Visibilidade pelo país

Em setembro deste ano, relatório apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) evidenciou a prática de esporte dentro das escolas sul-mato-grossenses. Conforme o documento, Mato Grosso do Sul é a unidade federativa que possui maior oferta de professores de educação física com formação na área, com 81,7%, quase o dobro da média do país, 41,6%.

O TCU também constatou que o Estado está em segundo lugar quando o assunto é a existência de quadras para a promoção esportiva, atrás somente do Distrito Federal. Ainda de acordo com o órgão, Mato Grosso do Sul é um dos três estados que apresentaram plano estadual de desporto, ao lado de Minas Gerais e Paraná. “Após o TCU ter elogiado o nosso Plano e o que é realizado na área esportiva, educacional e na questão da infraestrutura esportiva em Mato Grosso do Sul, foi dado um destaque muito bom para a gente e passamos a servir de exemplo para outros Estados”, finalizou o diretor-presidente da Fundesporte.

Participaram do encontro o secretário da Secel, Allan Kardec, e o  secretário adjunto Jefferson Carvalho Neve; o primeiro vice- presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF17-MT), Edson Luiz Manfrin; além de secretários, diretores, coordenadores e gerentes de esporte de vários municípios mato-grossenses, dentre eles: Alto Garças, Arenápolis, Brasnorte, Cáceres, Canarana, Colíder, Campo Verde, Barra do Bugres,  Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Nova Brasilândia, Sorriso, Sinop, Poxoréu, Poconé e Pontes e Lacerda.

 

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: João Felipe/Secel-MT

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp