Campo Grande, 28 de março de 2024

Maratona do Flamengo pesa, e Filipe Luis preocupa para final com o Liverpool

A folga dada aos titulares do Flamengo na quarta-feira, em Doha, depois da classificação à final do Mundial, foi uma espécie de tratamento para apaziguar a maratona de jogos que pesa ao fim da temporada. Sobretudo para atletas que reforçaram o time sem férias e já têm idade avançada, caso de Filipe Luis. O lateral-esquerdo de 34 anos é quem mais preocupa na parte física para o jogo com o Liverpool.

A coincidência dos gols sofridos recentemente pelo seu lado de defesa é um sintoma do desgaste físico de todo o plantel, que rodou pouco ao longo da temporada nas mão de Jorge Jesus. Segundo o EXTRA apurou, o técnico descarta qualquer alteração de última hora para o jogo derradeiro do ano, e o recado interno é que todos os jogadores precisarão dar a vida mais uma vez.

O Flamengo chegará, contra o Liverpool, a 73 jogos oficiais em 2019. Apenas Filipe Luis tem 54 partidas, entre a saída do Atlético de Madrid e a chegada ao Brasil. São 4255 minutos sem férias por um período de um ano e meio. O veterano ainda sofreu com uma lesão grave no joelho esquerdo em outubro, com problema no ligamento colateral lateral. Pela frente, terá que encarar Salah, Mané e Firmeno, além do lateral Alexander-Arnold.

Após algumas semanas de fisioterapia, Filipe Luis retornou aos jogos decisivos da Libertadores, mas foi poupado em alguns menos importantes do Brasileiro. A maratona particular do lateral inclui a temporada européia emendada na Copa América com a seleção brasileira. Em seguida, cinco meses intensos de Jorge Jesus no Flamengo, sem tempo para adaptação ao futebol brasileiro. Pela frente, encontrou ataques velozes, falhou algumas vezes, mas também deu um toque de qualidade na defesa e no ataque do time.

Sua queda de produção física e técnica coincide com o mesmo problema apresentado pelos volantes. A avaliação é que Gerson, que também chegou da Europa, sentiu o desgaste do fim de temporada mesmo aos 23 anos. Seria ele o responsável por fechar o lado esquerdo nos gols contea o Al-Hilal e na final da Libertadores contra o River Plate.

Extra

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp