Serviços de emergência da Rússia executaram uma operação de quase sete horas para resgatar 536 pescadores que ficaram presos em um bloco gigante de gelo que se partiu da ilha de Sakhalin, ao leste da Sibéria.
Cerca de 60 pessoas conseguiram retornar à margem sozinhas na noite de terça-feira (28), segundo os funcionários do serviço de emergência.
Equipe de emergência é vista durante resgate a pescadores presos em bloco de gelo flutuante perto da ilha de Sakhalin, na Rússia, na terça-feira (28) — Foto: Russia Emergency Situations Ministry press service via AP
Imagens do incidente mostram grupos usando pedaços de gelo como balsas e tentando remar até a costa russa enquanto o gigantesco bloco com os pescadores lentamente se afastava da margem.
Segundo alguns dos pescadores russos, no momento em que foram resgatados, as águas super geladas no vão entre o bloco e a costa já tinham aberto uma distância de 200 metros.
Dois pescadores usam bloco menor de gelo como balsa para tentar chegar à costa da ilha de Sakhalin, na Rússia, na terça-feira (28) — Foto: Russia Emergency Situations Ministry press service via AP
É a terceira vez em um período de uma semana que os serviços de emergência da região de Sakhalin precisam resgatar pescadores presos em blocos de gelo que se desprendem. Em 22 de janeiro, cerca de 300 pessoas ficaram presas em outro incidente, e no domingo isso aconteceu com outras 600.
As autoridades locais culpam os pescadores por ignorarem os alertas de segurança e por irem pescar no meio do gelo, apesar do risco de ficarem presos em blocos flutuantes.
Por Associated Press