Campo Grande, 17 de abril de 2024

Senador Nelsinho Trad assume presidência da delegação brasileira no Parlasul

Senador Nelsinho Trad assume presidência da delegação brasileira no Parlasul

 

Em primeira reunião de trabalho, parlamentar de MS garante Rota Bioceânica como pauta prioritária

 

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) assumiu a presidência da  Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e participou hoje (10) da primeira reunião da mesa diretora, na Câmara dos Deputados, em Buenos Aires, Argentina. No encontro, o parlamentar sul-mato-grossense incluiu a Rota Bioceânica como pauta prioritária do Parlasul e, também, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e União Europeia. “Os resultados são positivos, encontramos a união entre os membros do Parlasul e todos concordaram sobre a importância da Rota Bioceânica. Unidos e fortes para prosperar”, afirmou o senador, durante a coletiva.

Durante os trabalhos, o presidente do Parlasul 2020, Oscar Laborde, fez o discurso de boas vindas ao senador Nelsinho Trad, ao vice-presidente do Parlasul Celso Russomano e ao vice-presidente da delegação brasileira, deputado federal Arlindo Chinaglia. “Sejam muito bem vindos, eu diria que pela primeira vez a mesa eleita está aqui e damos as boas vindas ao Nelsinho! Damos as boas vindas também ao Arlindo, e também ao amigo Celso Russomano. E, estamos contentes porque para nós a integração precisa superar qualquer diferença política e o Parlasul vai trabalhar nisso”, disse o presidente do Parlasul.

O mercosul vem integrando as relações comerciais entre os dois maiores países da América do Sul: o Brasil e a Argentina. O senador Nelsinho Trad recordou sobre o estreitamento das relações entre os dois países, em especial, após a retomada de governos democráticos (fim da ditadura argentina em 1983 e da brasileira em 1985) e dos movimentos sociais com as reformulações dos partidos sindicais que ocorreram em períodos semelhantes em ambos os países.

Para o senador Nelsinho Trad, o novo cenário favoreceu a abertura de um mercado internacional com a firmação do pacto de um projeto cooperativo, proporcionando ainda a possibilidade de superação de diferenças históricas entre os dois países. “Nenhum país consegue se desenvolver sem a democracia respeitada, nós do Parlasul estamos unidos para promover a democracia em nossos países”, respondeu o senador à imprensa internacional.

 

Rota Bioceânica

No período da tarde, a delegação brasileira se reuniu com as autoridades argentinas. O senador Nelsinho Trad (PSD) esclareceu mais uma vez sobre a importância de um novo corredor rodoviário entre os quatro países, ligando o Centro-Sul do Brasil aos portos do Chile, a chamada Rota de Integração Latino-Americana (RILA), a passagem pelo território paraguaio e ingressando na Argentina. “Com a viabilização da rota e três novos terminais portuários, somado ao que já está em atividade no município, Porto Murtinho, teremos um grande centro de importação e exportação”, explicou o senador Nelsinho Trad.​

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp