Campo Grande, 20 de abril de 2024

União Europeia tem ‘campanha clara’ contra o Brasil, diz ministra da Agricultura

Segundo ela, não existem motivos, sejam eles ambientais ou sanitários, para boicotar ou barrar a compra dos alimentos produzidos no país.

“Eles estão nos olhando com lupa, mas é protecionismo. Temos que ter todo o cuidado para que eles não achem motivo para punir o Brasil”, afirmou a ministra em um evento de exportadores em Brasília nesta quinta-feira (13).

“Existe uma campanha clara contra o Brasil por causa do nosso tamanho e das nossas possibilidades de expandir”, completou Tereza Cristina, segundo nota do Ministério da Agricultura.

No segundo semestre de 2019, a Finlândia sugeriu boicote à compra de carnes do Brasil como resposta às queimadas que ocorriam na Amazônia à época.

Em setembro, o grupo sueco H&M, segundo maior varejista de moda do mundo, disse que deixaria de comprar couro brasileiro em função dos incêndios. A americana VF Corporation, dona das marcas Timberland, Vans e Kipling, também tomou a mesma decisão.

‘Calar a boca do mundo’

A ministra afirmou também que o governo trabalha para consolidar a legislação ambiental do país, como a aplicação do Código Florestal de 2012 e a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp