Campo Grande, 19 de abril de 2024

Massacre em cervejaria pode ampliar debate sobre armas em corrida presidencial dos EUA

BB10tgD3 Massacre em cervejaria pode ampliar debate sobre armas em corrida presidencial dos EUA
© Reuters/SARA STATHAS – Carros de polícia e bombeiros em fábrica da Molson Coors em Milwaukee

Um funcionário da cervejaria Molson Coors Beverage matou cinco colegas a tiros antes de tirar a própria vida no complexo da empresa na cidade norte-americana de Milwaukee, o episódio mais recente de uma onda crescente de violência armada que já repercute na corrida presidencial.

As autoridades forneceram poucos detalhes das circunstância do massacre ocorrido na tarde de quarta-feira, e nenhuma explicação do que pode tê-lo desencadeado.

“Este é um dia trágico para nossa cidade, este é um dia trágico para nosso Estado”, disse o prefeito Tom Barrett, diante da instalação conhecida pelos moradores como a antiga cervejaria Miller.

Cerca de 1.400 funcionários trabalham na fábrica da Molson Coors, que consiste de cerca de 20 edifícios, e a maioria foi forçada a ficar escondida do lado de dentro durante várias horas enquanto a polícia vasculhava o local metodicamente para proteger a propriedade.

O suspeito, que se acredita ter agido sozinho, foi descrito pela polícia somente como um morador de 51 anos de Milwaukee e funcionário da Molson Coors.

Os policiais que invadiram o edifício onde o massacre ocorreu encontraram o agressor morto, aparentemente devido a um ferimento de tiro autoinfligido, disse o chefe de polícia de Milwaukee, Alfonso Morales, na noite de quarta-feira.

Os corpos das cinco vítimas, também empregadas da fábrica, foram encontrados no mesmo prédio. Não ficou claro se o atirador e suas vítimas se conheciam, e os nomes destas não foram divulgados de imediato.

Ninguém mais ficou ferido no episódio de violência, que ficou confinado ao complexo da cervejaria, localizado a oeste da área central, e este não envolveu membros do público em geral, disse Morales.

Parece provável que o ataque em Milwaukee, a maior cidade do Wisconsin, um Estado crucial na eleição dos Estados Unidos, provocará um debate intenso sobre o controle de armas na campanha presidencial.

Bernie Sanders, senador do Vermont e favorito à indicação democrata, foi alvo de críticas do ex-vice-presidente Joe Biden e de outros rivais nas primárias no início desta semana devido ao seu histórico quanto ao controle de armas.

A campanha de Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York e também pré-candidato democrata, deve realizar uma mesa redonda sobre a violência armada em um evento em Los Angeles nesta quinta-feira.

(Reportagem adicional de Jonathan Allen, em Nova York, e Steve Gorman e Dan Whitcomb, em Los Angeles)

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp