O ex-vice-presidente Joe Bidenvenceu as primárias do Partido Democrata na Carolina do Suldeste sábado (29), apontaram projeções dos principais jornais e emissoras dos Estados Unidos.
Após sofrer derrotas nas três primeiras primárias, vitória por ampla margem dá sobrevida a Biden na disputa pela nomeação do Partido Democrata. O resultado ainda o aproxima de Sanders na liderança das prévias — algo que deve reorganizar o jogo político às vésperas da Super Terça, dia decisivo na corrida democrata.
Com todas as urnas apuradas, a projeção da agência Associated Press indicava o seguinte resultado:
- Joe Biden — 48,4% dos votos — 33 delegados
- Bernie Sanders — 19,9% dos votos — 11 delegados
- Tom Steyer (desistiu da disputa) — 11,3% dos votos — nenhum delegado
- Pete Buttigieg — 8,2% dos votos — nenhum delegado
- Elizabeth Warren — 7,1% dos votos — nenhum delegado
- Amy Klobuchar — 3,1% dos votos — nenhum delegado
Ao todo, a Carolina do Sul atribuirá 54 delegados — portanto, ainda faltam alguns a serem definidos. Assim, até a última atualização desta reportagem, a corrida do Partido Democrata após primárias em quatro estados estava assim:
- Bernie Sanders — 56 (pode ganhar um após revisão em Iowa)
- Joe Biden — 48
- Pete Buttigieg – 25 (pode perder um após revisão em Iowa)
- Elizabeth Warren – 8
- Amy Klobuchar – 7
-
Reações ao resultado
Em discurso, Bernie Sanders — que lidera a corrida interna do Partido Democrata nos EUA — reconheceu a derrota e parabenizou o rival. “Não se pode vencer todas”, disse o candidato a apoiadores.
Por isso, segundo estimativas, Biden deve ultrapassar Buttigieg no número de delegados. Porém, ele ainda ficaria atrás de Sanders.
Apoiadores de Joe Biden comemoram vitória do pré-candidato nas primárias da Carolina do Sul neste sábado (29) — Foto: Gerald Herbert/AP Photo
Logo após saírem as primeiras projeções, Biden agradeceu aos eleitores em uma mensagem no Twitter. “Obrigado, Carolina do Sul! A todos que foram derrubados, descartados ou deixados de fora — esta é a campanha de vocês”, afirmou.
“Juntos, vamos vencer essas primárias e derrotar Donald Trump”, completou.
Com a vitória, Biden tentará ganhar fôlego para a Super Terça desta semana, quando 14 estados — além do território da Samoa Americana e de votações no exterior — terão primárias. Cerca de um terço dos delegados do Partido Democrata serão decididos neste dia.
Após os primeiros resultados, o pré-candidato Tom Steyer desistiu da corrida do Partido Democrata. Projeções indicam que ele deve obter a terceira colocação na Carolina do Sul — à frente de candidatos com maior vantagem em número delegados. Porém, isso seria insuficiente para colocá-lo em condições de disputar a nomeação para concorrer com Donald Trump em novembro.
Eleitores negros
Apoiadores de Joe Biden comemoram vitória do pré-candidato nas primárias da Carolina do Sul durante comício em Columbia neste sábado (29) — Foto: Gerald Herbert/AP Photo
Desde o início das primárias, Biden sempre apostou em uma votação expressiva na Carolina do Sul, um estado onde cerca de 60% dos eleitores democratas são negros. O ex-vice-presidente é o candidato com maior popularidade entre esse grupo eleitoral – em grande parte conquistada por seus oito anos de mandato ao lado do ex-presidenteBarack Obama.
Nas últimas semanas, pesquisas apontam um crescimento de Bernie Sanders entre o eleitorado negro, mas os números ainda ficam abaixo dos de Biden. Já o segundo candidato com mais delegados até o momento, Pete Buttigieg, é considerado extremamente impopular entre os eleitores negros, e Biden pretende explorar esse fator para se recuperar na corrida pela indicação.
Primárias nos EUA
A Carolina do Sul é o quarto estado a organizar uma prévia democrata. O Partido já promoveu dois caucus e uma primária, em Iowa, New Hampshire e Nevada. No primeiro, houve um empate entre Pete Buttigieg e Bernie Sanders, com um delegado a mais sendo atribuído a Buttigieg. Sanders venceu nos outros dois estados, com um placar apertado em New Hampshire e ampla vantagem em Nevada.
G1