Campo Grande, 25 de abril de 2024

Últimas notícias de coronavírus de 5 de março

O Brasil diagnosticou o quarto caso de Covid-19, mais países confirmaram os primeiros registros da doença, e a Coreia do Sulregistrou mais de 6 mil infecções, levando o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a escrever uma carta de apoio ao presidente sul-coreano. O país é o segundo mais atingido no mundo, atrás apenas da China, que tem mais de 80 mil casos e 3 mil mortes.

Irã anunciou que 107 pessoas morreram pela doença no país, mesmo número registrado pela Itália até o fim de quarta-feira (4), países impuseram restrições a viajantes e turistas e universidades e escolas foram fechadas. A África do Sul confirmou o primeiro caso de Covid-19. Nos EUA, Amazon e o Facebook estão pedindo que funcionários fiquem em casa em Seattle.

Casos e mortes

  • O Ministério da Saúde confirmou 8 casos de coronavírus no Brasil: 6 em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo.
  • Coreia do Sul registrou 6.088 casos da doença, com 41 mortes. Nesta quinta-feira (5), o líder norte-coreano, Kim Jong-un, escreveu uma carta de apoio ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em meio à luta contra a doença no país, que é o segundo mais atingido no mundo depois da China. A Coreia do Norte não registrou nenhum caso da doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • China registrou 3.015 mortes pela doença e 80.565 casos confirmados.
  • Irã confirmou, até esta quinta (5), 3.513 casos de Covid-19, com 107 mortes. 8% dos parlamentares do país estão infectados, segundo o “The New York Times”.
  • O número de vítimas fatais é o mesmo da Itália, que até a quarta-feira (4) havia registrado 3.089 casos da doença. O país é o mais atingido no continente europeu.
  • Alemanha registrou 349 casos da doença, um aumento de 109 nas últimas 24 horas, segundo o “The Guardian”.
  • No Reino Unido, o número de casos subiu para 115 nesta quinta (5), de acordo com o jornal. A primeira morte pelo vírus no país foi confirmada.
  • Índia confirmou 29 casos de coronavírus, a maioria deles ligados a turistas que voltaram da Itália. Segundo o “The New York Times”, ao menos 215 indianos interagiram com o grupo de turistas em que havia infectados.
  • Suíça Espanha tiveram as primeiras mortes pelo vírus.
  • Nos Estados Unidos, a Califórnia declarou estado de emergência depois da primeira morte no estado. Um navio de cruzeiro que iria para São Francisco, e tinha saído do Havaí, parece ter ligação com a morte e outro caso de Covid-19, segundo o “The New York Times”.
  • Mais países registraram os primeiros casos de Covid-19 nos últimos dois dias: África do SulArgentinaBósniaChileEslovêniaHungriaPolôniaUcrânia e Costa Rica. A África do Sul, a Bósnia, a Eslovênia e a Hungria ainda não entraram na contagem da OMS.

Restrições

  • Cazaquistão anunciou que vai barrar a entrada de cidadãos sul-coreanos a partir de domingo (8) para evitar a disseminação do vírus, e que está pronto para deportar pessoas que venham de países onde o novo coronavírus foi detectado, informou a Reuters. O país não tem casos registrados, segundo a OMS.
  • O ministério do Turismo da Cisjordânia anunciou que haverá uma restrição, por duas semanas, a turistas estrangeiros, a começar na sexta (6), e a Autoridade Palestina ordenou que hotéis na região parem de receber turistas estrangeiros por causa do vírus. A Basílica da Natividade em Belém, na Cisjordânia, ficará fechada por precaução. Os territórios palestinos – a Cisjordânia e a Faixa de Gaza – não registraram nenhum caso de Covid-19, mas países vizinhos – como Líbano Israel – têm 13 e 12 confirmações, respectivamente.
  • Japão, que tem 1.023 casos confirmados e 12 mortes, irá colocar turistas sul-coreanos e chineses em quarentena a partir de segunda (9) até o dia 31 de março. Segundo anúncio do primeiro-ministro, Abe Shinzo, vistos que já tiverem sido emitidos a visitantes desses dois países serão suspensos. O governo japonês também pediu que essas pessoas não usem o transporte público. Voos da China e do Japão só poderão pousar no aeroporto de Narita, perto de Tóquio, e no aeroporto de Osaka, e chegadas por navio também serão suspensas. As proibições de entrada no Japão também valerão para qualquer estrangeiro que tenha estado em qualquer parte da Coreia do Sul ou do Irã, informou o “The Japan Times”.
  • O ministro da Defesa de Israel junto as autoridades palestinas decidiram fechar totalmente a cidade de Belém por causa do coronavírus. A partir da noite desta quinta-feira (5), nenhum palestino ou israelense poderá entrar ou sair da cidade até novo aviso.

Escolas e universidades fechadas

Funcionária desinfeta mesa de escola fechada como precaução contra o Covid-19 em Beirute, no Líbano, na terça-feira (3). — Foto: Mohamed Azakir/Reuters

Funcionária desinfeta mesa de escola fechada como precaução contra o Covid-19 em Beirute, no Líbano, na terça-feira (3). — Foto: Mohamed Azakir/Reuters

O Irã anunciou, nesta quinta-feira (5), que todas as escolas e universidades do país ficarão fechadas até o fim do ano acadêmico, em 20 de março. Na quarta (4), a Itália já havia anunciado a mesma medida como forma de tentar conter o vírus. Os dois países estão entre os mais afetados pelo Covid-19.

Todas as escolas do Líbano também ficarão fechadas até domingo (8).

Outros governos, como o do Japão e da Coreia do Sul, também suspenderam aulas. Em Hong Kong, território semiautônomo chinês, as escolas ficarão fechadas até 20 de abril. Também houve fechamento de algumas escolas na França e em Israel.

Algumas escolas no Reino Unido também tiveram as aulas suspensas, segundo o jornal britânico “The Guardian”, mas, nesta quinta (5), o ministro da Saúde do país afirmou que fechar todas as escolas e universidades “não traria benefícios” no momento.

Segundo o jornal americano “The New York Times”, pelo menos 22 países em 3 continentes suspenderam as aulas, afetando 300 mil alunos ao redor do mundo.

Nos Estados Unidos, um distrito escolar na área de Seattle, em Washington, que atende 20 mil alunos, anunciou na quarta-feira que iria suspender aulas e fechar prédios por pelo menos duas semanas. A cidade é um dos focos de Covid-19 no território americano, que já registrou casos em 17 estados, segundo o “The New York Times”.

Os EUA têm 150 casos confirmados da doença e 11 mortes foram associadas a ela – todas, menos uma, no estado de Washington.

G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp