Campo Grande, 18 de abril de 2024

AÇÃO AMBIENTAL DA PREFEITURA RECOLHE QUATRO TONELADAS DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS

Entre os dias 5 e 7 de março, foram descartadas quatro toneladas de resíduos eletrônicos durante a ação ambiental promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Secretaria Municipal de Gestão (Seges), que ofertou nesses três dias mais um ponto para o descarte do “lixo eletrônico”. Entre os equipamentos mais descartados na Central de Atendimento ao Cidadão estavam televisores e impressoras.

O objetivo da ação foi promover e incentivar o correto descarte dos resíduos eletroeletrônicos, evitando assim que os mesmos sejam dispostos de forma indevida pela cidade, e teve o apoio da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e da Recic.LE Reciclagem de Eletrônicos que realizou a coleta, separação e destinação dos resíduos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca o apoio e iniciativa da população e dos servidores em trazerem os seus eletrônicos para serem descartados da forma correta “Temos notado a mudança de comportamento. O cidadão passa ter consciência da sua responsabilidade perante a preservação do meio ambiente e quanto ao correto descarte dos resíduos”.

A bióloga Luciene Benatti foi até a CAC para descartar um notebook e contou que frequentemente realiza o descarte dos seus eletrônicos nos pontos de coleta “Fizemos um limpa em casa e anteriormente já havia descartado outros equipamentos. E passando aqui pela Central observei a ação e aproveitei para descartar o notebook que não funciona mais”.

A servidora municipal, Patrícia Lima, também aproveitou a oportunidade e realizou o seu descarte “Trouxe carregadores e cabos, é importante divulgar e facilitar para o cidadão locais para fazermos o correto descarte desses materiais”.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos o gerador do resíduo tem o dever de realizar o descarte de forma ambientalmente correta e no caso dos eletroeletrônicos, esse descarte deverá ser ainda mais rigoroso, uma vez que componentes desses equipamentos podem provocar danos ambientais.

Ecopontos

O descarte dos resíduos eletrônicos pode ser realizado gratuitamente em um dos quatro disponíveis na cidade.

  • Ecoponto Panamá localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá
  • Ecoponto Noroeste localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste
  • Ecoponto Nova Lima localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.
  • Ecoponto União localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp