Campo Grande, 25 de abril de 2024

Campeonato Belga teve mais consenso do que bom senso. Mas é disso que se vai precisar no esporte

A Pro-League, responsável pelo Campeonato Belga, declarou o Brugge campeão e a temporada concluída, mesmo antes da realização dos playoffs, que reuniria os seis primeiros da temporada regular e dividiria o número de pontos por dois. Faltando uma rodada para o fim do período normal, A distância do Brugge, com 70 pontos (35 nas finais), para o Gent, vice-líder com 55 (28 no turno decisivo) seria de sete pontos, com 30 a disputar.

Brugge, que conta com o ex-goleiro do Liverpool Mignolet, é declarado campeão belga — Foto: Reuters

Brugge, que conta com o ex-goleiro do Liverpool Mignolet, é declarado campeão belga — Foto: Reuters

Talvez desse tempo para realizar onze jogos em junho. A Inglaterra precisa de mais nove datas. Mas os clubes entenderam que o melhor cenário seria declarar o Brugge campeão.

Houve mais consenso do que bom senso. Mas é disso que o esporte vai precisar. O futebol, em particular.

Sempre a lembrança de que o Campeonato Paulista de 1918 foi interrompido por três meses e só teve campeão, porque houve o bom senso de realizar apenas os jogos que valiam o título.

Bom senso depende de cada um. No Campeonato Paulista, bom senso para o Santo André pode ser o fim da temporada com o campeão declarado e, para o Palmeiras, que tem o mesmo número de pontos, pode ser disputar um mata-mata entre os dois. E para o São Paulo, em terceiro, um ponto atrás, talvez bom senso seja anular a temporada, se não for preciso recomeçá-la.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp